AMAZONAS JUSTIÇA

Ministério Público promove nova audiência com SES-AM por melhorias na saúde pública estadual

Nova gestão da secretaria prestou esclarecimentos sobre trabalhos iniciais desenvolvidos, na tarde desta quinta (18)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), ontem, sediou uma audiência com representantes e autoridades da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), entre outras entidades relacionadas. A reunião teve como objetivo traçar um diagnóstico dos primeiros dias de trabalho da nova gestão à frente da secretaria, além de reafirmar os compromissos assumidos para a saúde na gestão anterior.

A reunião foi convocada pelos membros do MPAM que compõem o Grupo de Trabalho Saúde (GTSaúde-MPAM) constituído para realizar um diagnóstico sobre possíveis irregularidades na prestação de serviços na área: a coordenadora do Grupo de Trabalho, procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira e os promotores de Justiça Cláudia Raposo da Câmara, Edgar Maia de Albuquerque e Edinaldo Aquino Medeiros.

“A reunião do GTSaúde com a nova secretária de Saúde ocorreu com objetivo de dar continuidade às tratativas iniciadas em fevereiro deste ano com a gestão anterior da SES, quando foram assumidos compromissos para implementação de um cronograma de ações visando a regularidade e melhoria das condições de atendimento das unidades de saúde da capital”, explicou o promotor de Justiça, Edinaldo Aquino Medeiros.

Durante a reunião, a procuradora de Justiça, Delisa Ferreira, explicou o propósito do Grupo de Trabalho e as Recomendações já encaminhadas à SE e às unidades de saúde de Manaus. Os participantes discutiram os desafios enfrentados na saúde pública do Estado, como a falta de uma média de preço para balizar contratos e os serviços.

O Edinaldo Aquino Medeiros destacou a necessidade de investigação no âmbito da Promotoria de Justiça de sua titularidade. Já o promotor Edgar Maia de Albuquerque fez um panorama dos problemas enfrentados desde que assumiu a titularidade da Promotoria de Justiça, focando na proteção do patrimônio público.

A titular de SES, Nayara Moraes, apresentou um resumo do trabalho realizado nos primeiros 22 dias de gestão e esclareceu que um diagnóstico está em andamento para entender os custos da saúde, os pagamentos e as variáveis envolvidas. A secretária também respondeu questionamentos sobre contratos e indenizações.

Ao final da audiência, ficou acordado o envio para o GTSaúde até a primeira quinzena de maio de 2024 da relação dos contratos vencidos e a vencer no ano de 2024, além da planilha atualizada de pagamentos relativos aos trabalhadores da saúde.

Via Ascom MP AM

#mpam #sesam #saúde #amazonas

Postagens relacionadas

TCE-AM fecha 2022 com selo diamante de transparência e modernização no controle das contas públicas

Vilhena

Amazonas já aplicou 3.924.907 doses de vacina contra Covid-19 até este sábado (25/09)

Paulo Apurina

SEGURANÇA – Prefeitura de Manaus alerta para distanciamento de embarcações na praia da Ponta Negra

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights