AMAZONAS JUSTIÇA

Ministério Público promove nova audiência com SES-AM por melhorias na saúde pública estadual

Nova gestão da secretaria prestou esclarecimentos sobre trabalhos iniciais desenvolvidos, na tarde desta quinta (18)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), ontem, sediou uma audiência com representantes e autoridades da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), entre outras entidades relacionadas. A reunião teve como objetivo traçar um diagnóstico dos primeiros dias de trabalho da nova gestão à frente da secretaria, além de reafirmar os compromissos assumidos para a saúde na gestão anterior.

A reunião foi convocada pelos membros do MPAM que compõem o Grupo de Trabalho Saúde (GTSaúde-MPAM) constituído para realizar um diagnóstico sobre possíveis irregularidades na prestação de serviços na área: a coordenadora do Grupo de Trabalho, procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira e os promotores de Justiça Cláudia Raposo da Câmara, Edgar Maia de Albuquerque e Edinaldo Aquino Medeiros.

“A reunião do GTSaúde com a nova secretária de Saúde ocorreu com objetivo de dar continuidade às tratativas iniciadas em fevereiro deste ano com a gestão anterior da SES, quando foram assumidos compromissos para implementação de um cronograma de ações visando a regularidade e melhoria das condições de atendimento das unidades de saúde da capital”, explicou o promotor de Justiça, Edinaldo Aquino Medeiros.

Durante a reunião, a procuradora de Justiça, Delisa Ferreira, explicou o propósito do Grupo de Trabalho e as Recomendações já encaminhadas à SE e às unidades de saúde de Manaus. Os participantes discutiram os desafios enfrentados na saúde pública do Estado, como a falta de uma média de preço para balizar contratos e os serviços.

O Edinaldo Aquino Medeiros destacou a necessidade de investigação no âmbito da Promotoria de Justiça de sua titularidade. Já o promotor Edgar Maia de Albuquerque fez um panorama dos problemas enfrentados desde que assumiu a titularidade da Promotoria de Justiça, focando na proteção do patrimônio público.

A titular de SES, Nayara Moraes, apresentou um resumo do trabalho realizado nos primeiros 22 dias de gestão e esclareceu que um diagnóstico está em andamento para entender os custos da saúde, os pagamentos e as variáveis envolvidas. A secretária também respondeu questionamentos sobre contratos e indenizações.

Ao final da audiência, ficou acordado o envio para o GTSaúde até a primeira quinzena de maio de 2024 da relação dos contratos vencidos e a vencer no ano de 2024, além da planilha atualizada de pagamentos relativos aos trabalhadores da saúde.

Via Ascom MP AM

#mpam #sesam #saúde #amazonas

Postagens relacionadas

Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves entregam cestas básicas da Operação Estiagem na zona rural

Paulo Apurina

Com escola indígena na lista, “Juntos Pela Vida” do MPAM audita quarteto de instituições na busca por 100% da cobertura vacinal de estudantes

Paulo Apurina

Prefeito Mateus Assayag determina ações preventivas na Estação de Tratamento de Esgoto do Residencial Vila Cristina

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights