ECONOMIA

Mulheres agriculturas transformam a vida rural no Amazonas

Programas do Governo do Estado, com a participação de mulheres, estão impulsionando a produção rural na capital e no interior

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08/03), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) destaca o papel fundamental das mulheres agricultoras nos programas do Governo do Estado, que visa impulsionar a produção rural e transformar a vida dessas mulheres na capital e no interior.

Uma das beneficiadas é a produtora Débora Araújo, que comercializa seus produtos nas Feiras de Produtos Regionais do governo executadas pela ADS. Há mais de nove anos, toda semana, ela marca presença em dois pontos estratégicos: na praça de alimentação do bairro Dom Pedro e no Centro Cultural Povos da Amazônia. Lá, Débora comercializa suas hortaliças, contribuindo para a economia local e para a segurança alimentar da região.

O Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) também conta com a participação ativa de Débora. Desde 2012, ela fornece hortaliças frescas, como cheiro-verde, couve, pimenta-de-cheiro,limão, abobóro, e berinjela, para as escolas estaduais. O programa não apenas impulsiona a produção rural, mas também proporciona oportunidades para agricultores como Débora conquistarem sua independência financeira.

Débora ressalta que sua vida mudou desde que começou a participar do Preme. Por meio do programa, Débora e sua família conquistaram a casa própria e um carro, deixando de depender de intermediários para a comercialização de seus produtos.

“Em 2012, me credenciei no Preme e, desde então, participo todos os anos. Mantenho todos os documentos em dia e sigo todas as normas. É um programa que realmente valoriza nosso trabalho”, salientou.

Segundo Débora, os recursos financeiros do programa ajudaram-na a reerguer sua produção. “Há cinco anos, nossa produção era em várzea, mas fomos prejudicados pelo fenômeno das ‘terras caídas’. O Preme nos deu a oportunidade de ter uma conta poupança e superar essa dificuldade”, ressaltou.

Para Michelle Bessa, diretora-presidente da ADS, as mulheres desempenham um papel crucial na produção rural e Débora é um dos muitos exemplos. “Débora é um exemplo inspirador de como a agricultura familiar pode transformar vidas e fortalecer comunidades. Seu comprometimento e dedicação são admiráveis, e sua história é um lembrete poderoso de que as mulheres têm um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e igualitário para todos”, destacou.

Fonte: ADS

Foto: Ruth Jucá

Postagens relacionadas

Wilson Lima anuncia maior abono Fundeb para profissionais da educação, com a injeção de R$ 482 milhões na economia

Paulo Apurina

Fórum Internacional de Controle, com Ricardo Lewandowski, está com inscrições abertas

Paulo Apurina

“Crédito Rosa” aplicou R$ 10 milhões em negócios liderados por mulheres no Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights