AMAZONAS JUSTIÇA

Ouvidor do TCE-AM apresenta ações da ouvidoria amazonense em encontro nacional

Em um evento que reuniu mais de 350 servidores de 33 tribunais de contas do país, o conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, reforçou o compromisso da corte de contas amazonense com a transparência e a melhoria contínua de suas práticas institucionais.

Durante o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO 2024), realizado entre os dias 18 e 20 de junho em Sergipe, o ouvidor Mario de Mello apresentou uma série de iniciativas da Ouvidoria do TCE-AM, destacando programas inovadores como “Aluno Ouvidor”, “Ouvidoria na Comunidade”, “Ouvidoria Ambiental” e “Ouvidoria +Presente”.
Esses programas visam garantir que as reclamações e demandas da população amazonense sejam devidamente encaminhadas e resolvidas. O projeto “Aluno Ouvidor”, por exemplo, prepara estudantes dos grêmios estudantis para atuarem como ouvidores em suas escolas, promovendo o protagonismo juvenil e a participação cidadã.

“O objetivo desses projetos é não apenas levar informações sobre a atuação da nossa Ouvidoria, mas também mostrar como as comunidades podem usufruir dos nossos serviços”, destacou Mário de Mello.

O ENCCO é uma realização do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio de diversas associações e conselhos nacionais. O evento tem como principal objetivo promover o intercâmbio de informações, experiências e desafios entre os tribunais de contas, além da elaboração de documentos técnicos que subsidiam o trabalho dessas instituições.

Com o tema central “Controle Social, Governança e Sustentabilidade”, o encontro deste ano abordou uma variedade de temas relevantes, como “Denúncias vs. Comunicações de Indícios de Irregularidades” e “As Corregedorias como Instrumento de Controle”. A participação do TCE-AM se deu no painel sobre “LGPD e seus Impactos para as Ouvidorias e Corregedorias”.

Em sua apresentação, Mario de Mello também citou um trecho da Constituição de 1988 para enfatizar a importância da atuação dos servidores do tribunal frente às demandas da população. “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Com essa fala, o conselheiro destacou como a visão constitucional deve guiar a atuação dos servidores públicos, reforçando a necessidade de uma administração pública mais eficiente, justa e alinhada aos interesses dos cidadãos.

A equipe da Ouvidoria do TCE-AM participou de outros momentos importantes do encontro, como a reunião técnica em que foi alinhada a carta compromisso assinada pelos ouvidores de todos os tribunais. Além disso, houve a apresentação do grupo de trabalho “Controle Social”, no qual a Ouvidoria do Amazonas está coordenando a elaboração do formulário para o levantamento de boas práticas de todas as ouvidorias do Brasil.

Texto: Flávia Rezende

#tceam #amazonas

Postagens relacionadas

Portaria disciplina funcionamento do TJAM durante período de recesso forense

Paulo Apurina

Prefeitura inicia vistoria de 25 mil imóveis para levantamento do índice de infestação do Aedes em Manaus

Jamil Maciel

Governo do Amazonas oferece 300 vagas para cursos de qualificação, em parceria com Uninorte

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights