AMAZONAS JUSTIÇA

Ouvidoria do MPAM lança manual para otimização do atendimento

Destinada a servidores e colaboradores, obra foi lançada em versão digital e física


Um instrumento de qualificação e consulta aos servidores responsáveis pelo tratamento das manifestações de cidadãos que buscam o atendimento do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Esta é a missão do Manual da Ouvidoria-Geral, publicação lançada nesta segunda-feira (16/12).

A obra, criada pela procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, baseia-se no princípio de que a equipe da Ouvidoria-Geral do MPAM (OGMP) deve ser capacitada para compreender as dinâmicas de poder, discriminação, violência de gênero e outros desafios enfrentados por minorias sociais, encaminhando, dessa forma, as demandas de maneira adequada e priorizando a pacificação social.

Na parte 1, o manual, que conta com 60 páginas, traz normas gerais. Além de detalhar as resoluções nº 95, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e nº 29, do Colégio de Procuradores de Justiça do MPAM — ambas relacionadas aos princípios de funcionamento das ouvidorias —, a publicação discorre sobre atendimento humanizado, atuação das ouvidorias com perspectiva de gênero, direitos transindividuais e demandas alheias.

Em um segundo momento, são abordados os protocolos internos e orientações para cadastramento da demanda e elaboração de despachos de encaminhamento, com destaque para: protocolos internos da OGMP e orientações iniciais para o correto cadastramento e classificação das demandas.

O Manual da Ouvidoria-Geral foi produzido em acordo com políticas de sustentabilidade, estando disponível apenas em versão eletrônica. Excepcionalmente, foram produzidas 100 cópias impressas para o seu lançamento durante a 73ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União, realizada em Goiânia/GO.

Lançamento no MPAM

Durante o lançamento do Manual da Ouvidora-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva destacou a importância do documento como uma ferramenta para fortalecer a transparência, a eficiência e a confiança da sociedade na instituição. “Este manual não é apenas um conjunto de diretrizes e protocolos, mas um reflexo do nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Ministério Público”, afirmou.

A ouvidora-geral também ressaltou que o manual incorpora os princípios nacionais de ouvidorias, bem como a Resolução 95 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece normas gerais para a atuação das ouvidorias no Brasil. Segundo ela, o documento representa um avanço significativo no atendimento à população, garantindo imparcialidade, acessibilidade e respeito aos direitos humanos. “A adoção desse manual é um passo importante para promover a confiança da sociedade no Ministério Público e, consequentemente, no sistema de justiça como um todo”, concluiu.

Na ocasião, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, representando a procuradora-geral de Justiça (PGJ), parabenizou a ouvidora Jussara Maria Pordeus e Silva e os servidores envolvidos na elaboração do Manual da Ouvidoria-Geral. Anabel Vitória destacou que o trabalho demonstra a capacidade do Ministério Público de inovar e de construir ferramentas essenciais para o aprimoramento do atendimento ao público. “A qualidade deste manual não é apenas técnica, mas afetiva. Ele reflete o esmero e a dedicação de todos os envolvidos, além de uma escrita clara e acessível para qualquer cidadão”, afirmou.

A subprocuradora também enfatizou a importância de manter o entusiasmo e a paixão pela profissão, mesmo após anos de carreira. “O trabalho realizado pela Ouvidoria é um legado que inspira não apenas os servidores, mas todos nós. Como costumo dizer, não precisamos apenas replicar o que vem de fora; temos um cabedal intelectual interno de valor imenso “, ressaltou. Ela concluiu destacando o papel do Ministério Público na superação de desafios: “Mesmo diante das dificuldades e das decepções que possam surgir ao longo da jornada, é essencial mantermos a visão de que a vida só é bela quando conseguimos olhar para ela com novas lentes”.


Texto: Lennon Jorge e Victor Lemos
Foto: Hirailton Gomes

Postagens relacionadas

Apacc 19 anos cuidando das crianças cardiopatas do estado do Amazonas

Vilhena

Contribuintes com pendências no Implurb poderão aderir ao programa para quitar débitos

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação de rede de drenagem profunda no bairro Nova Esperança

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights