AMAZONAS EDUCAÇÃO JUSTIÇA

Pioneirismo: ferramenta do TCE-AM é destaque em encontro nacional de Inteligência Artificial

A experiência pioneira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) com o uso de inteligência artificial para aprimorar a produtividade processual da Corte de Contas foi destaque durante um painel do 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado nos dias 1 e 2 de agosto de 2024, no Cais do Sertão, em Recife/PE.

Durante o segundo dia de encontro, nesta sexta-feira (2), o diretor de Inteligência Artificial do TCE-AM, Arlesson Anjos, apresentou o Chat-TCE, ferramenta lançada no início da gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins que funciona como um assistente virtual desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A ferramenta utiliza processos de controle externo e integra ferramentas de Inteligência Artificial por meio de um chatbot, baseado na tecnologia do Chat-GPT, para responder de forma automatizada a questões relacionadas a processos, melhorando a produtividade.

Durante sua fala, Arlesson Anjos destacou a importância do evento para a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

“Foi um evento enriquecedor que reuniu profissionais e especialistas em inteligência artificial de todo o país para discutir e explorar as inovações tecnológicas aplicadas ao setor público. A recepção ao Chat-TCE foi extremamente positiva, e acredito que estamos no caminho certo para integrar a inteligência artificial de forma efetiva no nosso trabalho, além de reforçar nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade ”, disse.

O evento

O 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil teve como objetivo fomentar a governança da adoção da IA, apresentar progressos recentes e promover integração e discussão técnica.
O encontro reuniu especialistas, pesquisadores e servidores públicos das áreas de TI, Controle Externo e Governança dos Tribunais de Contas do país. As discussões focaram nos avanços da IA, suas aplicações no controle externo e na governança, além dos riscos e contradições da nova tecnologia.

Texto: Pedro Sousa
Fotos: Divulgação TCE-PE

#tceam #amazonas #tcepe #iatcebr #chatgpt #setin #uea #brasil

Postagens relacionadas

Programa de redução de desperdício do Governo do Estado coletou 155 toneladas de alimentos em 2021

amazonaspix@gmail.com

Centro Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Manaus faz homenagem pelo Dia dos Avós

Jamil Maciel

Resultado do Enem 2022 já pode ser consultado

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights