AMAZONAS MANAUS POLÍTICA SAÚDE

Prefeito David Almeida vistoria obras de UBSs na zona Oeste de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, na manhã desta quinta-feira, 28/11, o andamento das obras de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo duas localizadas no bairro Compensa e uma no Santo Agostinho, na zona Oeste da capital. A estimativa é que as estruturas sejam entregues à população a partir de dezembro deste ano.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, para 2025, o planejamento da Prefeitura de Manaus é fortalecer e ampliar ainda mais a atenção primária da rede básica de saúde na cidade.

“Aqui no bairro Compensa, vamos entregar mais uma grande obra de construção de uma UBS, de porte 4, que é a mudança total na transformação das estruturas da prefeitura em relação à saúde básica. Nós já estamos na fase de conclusão da obra. Esta é uma obra que vamos entregar como presente de Natal, já no próximo mês de dezembro, para a zona Oeste de Manaus”, informou.

David Almeida fiscalizou, ainda, as obras da Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, no bairro Compensa, e da UBS Dom Milton, também de porte 4, no Santo Agostinho. Ambas têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025.

As USFs são unidades de saúde que oferecem assistência integral, contínua e de qualidade, desenvolvida por uma equipe multiprofissional, oferecendo a carteira completa de serviços de atenção básica, o que inclui consultas médicas em clínica geral e pediatria, consultas de enfermagem e odontológicas, planejamento reprodutivo, pré-natal, imunização, controle e acompanhamento de hipertensão e diabetes, exames laboratoriais e exames específicos, como o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.

Além da oferta de atendimento médico, odontológico e de enfermagem, entre outras especialidades, a UBS, de porte 4, está projetada para atender até 1.200 pessoas diariamente, além de visitas domiciliares e acompanhamento de programas sociais.

Salto de qualidade

A Prefeitura de Manaus está ampliando a oferta de saúde básica em toda a cidade. As novas unidades seguem um novo padrão estabelecido para a rede de assistência à saúde, com capacidade para incorporar, em sua estrutura, os serviços das chamadas “casinhas de saúde”, de 32 metros quadrados, consideradas inadequadas na atualidade e que deixarão de existir à medida em que forem inauguradas as unidades de porte 4 nas diferentes regiões geográficas da capital.

Até o momento já foram entregues 97 unidades de saúde, sendo sete USFs, de porte 4.

Postagens relacionadas

Prefeitura prorroga inscrições de processo seletivo para bolsistas do programa Mais Saúde Manaus

Paulo Apurina

Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas desaparecidas em Manaus

amazonaspix@gmail.com

Espaços culturais do Estado têm horário de funcionamento diferenciado em janeiro

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights