AMAZONAS

Prefeitura de Manaus alerta para locais de vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 23/7

Manaus é a segunda capital em transparência da Covid-19 e consolida melhorias na saúde municipal

Após dois dias de intensificação da vacinação contra a Covid-19, nas últimas quarta e quinta-feira, 21 e 22/7, a Prefeitura de Manaus definiu locais com horário diferenciado de aplicação da primeira dose nesta sexta-feira, 23, para o público de 18 anos e mais, que ainda não tenha sido vacinado. Haverá 13 pontos, sendo nove unidades de saúde em todas as zonas da cidade, com funcionamento das 13h às 19h para atender em primeira dose, e quatro pontos tradicionais, que funcionarão das 13h às 17h, para primeira e segunda doses.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que a estratégia é facilitar o acesso das pessoas à vacina. Segundo ela, um número significativo de cidadãos ainda não foi tomar a primeira dose. Nos dois dias de intensificação, oito pessoas da faixa de 80 anos e mais, cuja vacinação começou no dia 29 de janeiro, foram aos postos para receber a vacina. O mesmo se repetiu no grupo de comorbidades, com 244 pessoas que só agora receberam a primeira dose.

“Temos vacinas e equipes preparadas para aplicá-las. Precisamos que as pessoas compareçam aos postos com a maior brevidade, para que a nossa população fique protegida. É uma questão de saúde pública e não só individual”, alertou.

Com o horário diferenciado para atendimento, a Semsa espera alcançar o público que trabalha e que acaba tendo dificuldade para se vacinar, por ter que se deslocar para pontos distantes de onde moram.

“O prefeito David Almeida orientou que colocássemos pontos em nossas UBSs, para facilitar o acesso tanto para os trabalhadores como para os jovens, que muitas vezes não têm dinheiro para pagar a passagem de ônibus e chegar a um dos pontos tradicionais”, salientou Shádia.    

A secretária voltou a orientar sobre a importância de fazer o cadastro no Imuniza Manaus, para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação. O acesso pode ser feito por meio do link https://imuniza.manaus.am.gov.br

Segunda dose

Quem estiver no prazo para receber a segunda dose deve procurar um dos quatro pontos já tradicionais da prefeitura para a campanha (Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, shopping Phelippe Daou, Studio 5 Centro de Convenções e Clube do Trabalhador do Sesi).

Unidades com funcionamento das 13h às 19h somente para a primeira dose:

Zona Norte

UBS Arthur Virgílio

Rua Imbiriba, nº 3.015, Novo Aleixo

UBS Balbina Mestrinho

Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova

UBS Sálvio Belota

Avenida Samambaia, nº 786, Santa Etelvina

Zona Oeste

UBS Deodato de Miranda Leão

Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

UBS Leonor de Freitas

Avenida Brasil, s/nº, Compensa

Zona Leste

USF Gebes Medeiros

Rua Pirarucu, nº 100, Jorge Teixeira

UBS Leonor Brilhante

Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

Zona Sul

USF Theomário Pinto da Costa

Travessa 2 de Agosto, s/nº, Bairro da União

USF Vicente Pallotti

Rua Apurinã, nº 279, Praça 14 de Janeiro

Pontos tradicionais 13h às 17h para primeira e segunda doses

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Somente para pedestre

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939, Cidade de Deus

Somente para pedestre

Studio 5 – Centro de Convenções

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I

Somente para pedestre

Clube do Trabalhador do Sesi

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José I

Manaus é a segunda capital em transparência da Covid-19 e consolida melhorias na saúde municipal

Manaus é a segunda capital brasileira com o maior índice de transparência de dados e informações sobre a Covid-19 no Brasil, correspondendo positivamente a 34 critérios avaliados em três dimensões analisadas: conteúdo, granularidade e formato. A avaliação da Open Knowledge Brasil (OK-BR) ratifica a melhora nos índices da saúde municipal, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a atenção às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dada pela gestão do prefeito David Almeida, e coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Desde o início da vacinação, nosso objetivo é de que, da maneira mais transparente possível, toda a população se vacine, e em breve esteja imunizada. Deixamos de ser a cidade com piores índices, com piores desempenhos, como estava quando o Ministério da Saúde veio até aqui nos 10 primeiros dias de minha gestão, para ser a cidade que, na última avaliação, teve um dos maiores avanços. Durante uma semana fomos avaliados em diversos aspectos, um deles o portal Covid-19, que é a demonstração,  para quem quiser ver, a transparência das ações da Prefeitura de Manaus. Batalhamos desde o início da vacinação, e hoje o portal é atualizado diariamente por um grupo de trabalho que sempre está empenhado em melhorar esse serviço”, destaca o prefeito David Almeida.  

O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) é uma iniciativa da OK-BR, para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus, que têm sido publicados pela União, pelos Estados e pelas capitais brasileiras em seus portais oficiais. Além de contribuir para o aprimoramento dos dados e informações sobre a pandemia no Brasil, o ITC-19 busca o compartilhamento de métodos de coleta e disponibilização desses dados, que têm sido empregados por gestores públicos de todo o país.

As dimensões foram avaliadas, no período de 12 a 16/7, no portal da Transparência Covid-19, da Prefeitura de Manaus, (covid19.manaus.am.gov.br), que compila todos os dados a respeito da pandemia, separados nos portais da Semsa, Prefeitura de Manaus, “Vacinômetro” municipal e Imuniza Manaus, trazendo atualização em tempo real da vacinação contra a Covid-19,  Sala de Situação da Covid-19, contratos, doações, documentos, Ouvidoria e outros.

Integração

O titular da Controladoria Geral do Município (CGM), Arnaldo Flores, é o responsável por garantir e promover a transparência nos dados, combater a corrupção e contribuir para a melhoria na qualidade dos serviços públicos. Flores comentou sobre a conquista do novo índice, em um trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e a Semsa.

“Esse é o resultado de um trabalho constante e integrado da CGM, Semcom e Semsa, que apesar de muito positivo e nos alegrar bastante, ainda temos espaço para crescimento. Depois que a avaliação foi realizada, já atualizamos com mais informações o portal Covid-19, por isso temos a esperança de obter uma melhor avaliação na próxima vez, superando os 81 pontos que alcançamos agora. Esse é um trabalho que o prefeito David enxerga com muita importância, e nos dá a liberdade para agir em busca da máxima transparência”, explica o controlador-geral.

Os critérios analisados, dentro da dimensão do Conteúdo, são quanto aos casos (notificação, óbitos, síndrome respiratória aguda grave – principais agentes etiológicos); perfil dos casos ( faixa etária, sexo, doença preexistentes, raça/cor, etnia indígena, população privada de liberdade e profissionais da saúde); vacinação (doses aplicadas, grupo prioritários,  cobertura vacinal dos grupos prioritários, cobertura vacinal da população geral); perfil da vacinação (sexo, raça/cor e etnias indígenas); infraestrutura (testes aplicados, testes disponíveis, doses distribuídas, doses recebidas e adquiridas, seringas e agulhas disponíveis, leitos clínicos e UTI operacionais/ocupados – geral, operacionais e ocupados – Covid-19). 

A dimensão da granularidade envolve a base de dados (microdados de casos, microdados da vacinação); localização (casos de Covid-19 por bairro/distrito e vacinação por município). Quanto ao formato, no critério do acesso (visualização – casos, visualização – vacinação, navegação) e de qualidade (formato aberto – casos, formato aberto – vacinação e metodologia).  

— — —

Texto – Maryane Maia e Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Marcely Gomes e Ruan Souza / Semcom

Postagens relacionadas

Tribunal de Contas inicia inspeções extraordinárias em contratos de lixo no interior do AM

Paulo Apurina

Mais de 2,2 mil estudantes fazem provas no domingo (12) para estágio no TCE-AM

Paulo Apurina

Assembleia Legislativa do Amazonas prepara programação para o programa “Doador Legal” e “II Semana do Idoso”

Paulo Apurina