MANAUS

Prefeitura de Manaus integra rede de Institutos de Planejamento, em Londrina

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), conclui sua participação no 6º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), nesta sexta-feira 27/10, na cidade de Londrina (PR), a convite da prefeitura local, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

O encontro conta o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, com o projeto Cidade Presente (DUS) e da plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável).

“Neste segundo dia, do sexto encontro, estamos desenvolvendo dinâmica para definir parâmetros e escopo, que a GIZ vai utilizar para uma consultoria e um programa de governança e orientação para todos os institutos de planejamento urbano do grupo. O foco é o trabalho de estruturação, reestruturação e fortalecimento da rede do Brasil”, comentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Para ele, o evento mostra a importância das entidades que cuidam do desenvolvimento organizado, sustentável e equilibrado das cidades.

Vice-prefeito de Fortaleza (CE) e superintendente do Instituto de Planejamento (Ipanfor), Élcio Batista, também se integra ao grupo da InRede, em Lodrina, fortalecendo as experiências, atuações e intercâmbio entre cidades e técnicos. “Estamos reunidos, aqui, no encontro com o Carlos Valente e essa rede que tem a finalidade de fomentar no Brasil a integração de políticas públicas, a tomada de decisão orientada a dados, e a construção integrada para desenvolvimento de territórios, a contribuição para que, com design urbano, possamos ter cidades mais inclusivas, mais seguras e, obviamente, mais capazes de se desenvolver economicamente”, disse Batista.

InRede

O evento dá sequência aos trabalhos da InRede, iniciada em maio com os representantes de municípios de todas as regiões do Brasil, com foco no desenvolvimento e planejamento urbano integrados e sustentáveis, buscando fortalecer os membros e alinhar aos objetivos da Agenda 2030 da ONU. O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos.

O Ippul está comemorando 30 anos e, dentro do encontro, realizou o workshop “Reabilitação de áreas centrais”, no dia 26.

Parcerias

O fortalecimento de estratégias em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável é uma das principais frentes de atuação da InRede, que conta com parceiros estratégicos para auxiliar a fomentar a localização das agendas globais em nível municipal. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nesta missão.

Fonte: Implurb

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

OPORTUNIDADE – Sine Manaus oferta 251 vagas de emprego nesta segunda-feira, 17/4

Paulo Apurina

Prefeito David Almeida participa de ação de arborização no bairro Dom Pedro

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus terá representante esportivo da região Norte em instituição internacional

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights