MEIO AMBIENTE

Prefeitura reforça dicas de bom uso no novo parque Amazonino Mendes

Com o novo espaço público inaugurado e disponível na cidade, a Prefeitura de Manaus reforça a atenção às normas básicas e de convívio social para o máximo usufruto da primeira etapa do parque Amazonino Mendes, entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, na divisa das zonas Leste e Norte.

O parque linear funciona todos os dias, de 9h às 22h, contando com a gestão integrada de equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e de Limpeza Pública (Semulsp), para garantir segurança patrimonial e dos frequentadores, além de combater o comércio ilegal de ambulantes e manter a área limpa e cuidada.

“É fundamental que se respeite o espaço, o bem público e os equipamentos instalados, assim como o uso de cada lugar, como as quadras, para atividades esportivas em grupos; o playground, para crianças até 12 anos, sempre acompanhadas dos pais; o playpet, apenas para animais; a academia ao ar livre, para as práticas esportivas e de cuidado com a saúde; e a ciclovia, exclusiva para ciclistas e pessoas com patins, patinetes e afins”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

De forma inédita em áreas públicas urbanas da capital, a prefeitura tem o primeiro playpet no parque linear. O espaço, de aproximadamente 80 metros quadrados, foi projetado para os animais de estimação dos frequentadores, proporcionando momentos de lazer com seus donos e tutores. A dica é que os pets estejam vacinados, saudáveis e livre de parasitas, como pulgas e carrapatos. É obrigatório que o dono tenha a sua sacolinha para recolher os dejetos do cão.

Lembrando que o tutor ou dono é responsável pela conduta de seu animal. Os cães deverão estar o tempo todo sob os cuidados de seus proprietários e dentro do alcance de seu comando. Ao entrar e sair do espaço, os cães deverão usar coleira e guia.

“Na abertura do parque, os primeiros frequentadores foram as crianças, que começaram a brincar nas quadras de areia, com suas bolas, na ciclovia com bicicletas e patinetes, e no playground. Temos a responsabilidade de fazer bons projetos para a cidade e este é um exemplo, que ainda se tornará maior, com as duas outras etapas em construção. Este espaço é da cidade, e especialmente das zonas Norte e Leste de Manaus. E só pedimos que a população cuide dele, de verdade, para não deixar depredar. Queremos que todos abracem o parque Amazonino Mendes, que é de vocês”, disse o diretor-presidente do instituto, Carlos Valente.

Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear vai abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

A obra é uma parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

Não é permitido

Entre as regras básicas do parque, como ocorre em outros espaços públicos municipais, o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura é proibido. Também é expressamente proibido fazer acampamento e fogueira. Não será permitido o uso de aparelhos sonoros e/ou instrumentos por frequentadores. A exceção fica para as aulas de zumba e atividades previamente agendadas no espaço multiuso.

A área recebeu ações de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), às margens do igarapé do Mindu, e as mudas são de espécies nativas da região, apropriadas para esse tipo de local e também por proporcionarem sombreamento para as áreas de uso da população.

No local estão plantadas espécies frutíferas, sendo um atrativo para a fauna local. Quando as árvores estiverem maiores, vão aumentar o conforto térmico e as áreas sombreadas no local.

Entrega

A primeira etapa entregue no aniversário de Manaus é chamada de platô B, contando com cerca de um quilômetro de extensão, incluindo quiosques gourmet, banheiros, playground, duas quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, espaço multiuso, playpet e área de estacionamento.

O primeiro parque linear da capital entre as zonas Leste e Norte tem projeto arquitetônico do Implurb, estando numa área de mais de 134 mil metros quadrados. A segunda fase tem estrutura urbana cênica amazônica, interativa e lúdica, com brinquedos em grande escala, que vão entreter de crianças a adultos, incluindo áreas molhadas. Já a terceira etapa, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno.

Regras de bom uso e convívio

– O parque fica aberto à visitação pública todos os dias, de 9h às 22h;
– É responsabilidade individual de cada visitante, o descarte correto do lixo;
– Crianças devem estar acompanhadas de seus pais e/ou responsáveis;
– É proibida a retirada de plantas, folhas, raízes e cascas de árvores;
– É expressamente proibido fazer fogueiras;
– Proibido executar qualquer tipo de depredação aos ambientes do parque e às suas estruturas de apoio. Por depredação entende-se: destruição de árvores, pichação, rabiscos, cortes com faca, marcações de todos os tipos;
– Não é permitido o uso de aparelhos sonoros e/ou instrumentos;
– Não é permitido fazer churrasco no parque ou acampamento.

Playground

– O playground destina-se à recreação infantil;
– 12 anos é a idade máxima permitida;
– Crianças devem estar sempre acompanhadas por seus pais ou responsáveis.

Ciclovia

– Ciclovia bidirecional (ida e volta);
– Uso exclusivo para bicicletas, patins, patinetes e outros meios de transporte não motorizados;
– Pedestre: não caminhe pela ciclovia para evitar acidentes.

Quadras de areia

– Uso exclusivo para atividades esportivas;
– O revezamento entre jogadores é obrigatório, para melhor aproveitamento do espaço;
– É proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das quadras, exceto água;
– É proibido jogar lixo nas quadras;
– Não será permitido vandalismo;
– É proibido a entrada de animais na quadra.

Playpet

Mantenha o portão sempre fechado;

– Não é permitido deixar cachorros sozinhos dentro do playpet; Todos – Os cachorros devem estar vacinados e vermifugados;
– É proibida a entrada de rações e alimentos em geral;
– Recolha as fezes do seu cachorro.

Academia ao ar livre

– Espaço destinado a exercícios físicos.

Fonte: Implurb

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus atua em pronta-resposta a seis ocorrências após chuvas

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus dá início ao plantio de 100 mudas em trecho da avenida Mário Ypiranga Monteiro

Jamil Maciel

Bares do Eldorado são notificados pela prefeitura para retirar ‘puxadinho’ de lonas feito sobre rua

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights