AMAZONAS MANAUS MEIO AMBIENTE POLÍTICA

Prefeitura de Manaus reafirma compromisso com Lixo Zero e amplia estratégias para sustentabilidade

Prefeitura de Manaus avança no compromisso com a gestão sustentável de resíduos. Em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), nesta segunda-feira, 17/2, o secretário Sabá Reis recebeu o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini, para reforçar a parceria e discutir novas iniciativas para ampliar a sustentabilidade na capital amazonense.

Para o secretário Sabá Reis, a parceria com o ILZB fortalece o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a inovação na gestão de resíduos. “A Semulsp já é uma referência nacional no conceito Lixo Zero, mas queremos avançar ainda mais, uma Manaus Lixo Zero. A sustentabilidade é um caminho sem volta e estamos prontos para ampliar nossas ações e parcerias, para garantir um futuro melhor para nossa cidade”, destacou.

A Semulsp é a primeira e única secretaria municipal de limpeza pública certificada como Lixo Zero, no Brasil, o que destaca a cidade no cenário nacional. Durante o encontro, Rodrigo Sabatini enfatizou o pioneirismo da secretaria e sua relevância na difusão do conceito Lixo Zero na Amazônia.

“A minha visita a Manaus é, antes de tudo, um reconhecimento pelo trabalho exemplar da Semulsp. Além disso, discutimos novos projetos do Instituto Lixo Zero Brasil, como um possível pacto por Manaus e a captação de recursos por meio da nova Lei Federal de Incentivo à Reciclagem”, afirmou Sabatini.

O planejamento estratégico da limpeza pública para os próximos anos foi um dos pontos centrais da reunião. Entre os temas debatidos, foram destaque as ações voltadas à economia verde, mitigação dos impactos climáticos e ampliação da educação ambiental. Um dos projetos apresentados foi o modelo de Escolas Lixo Zero, que visa conscientizar alunos e professores sobre práticas sustentáveis.

Debate sobre sustentabilidade

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil anunciou dois eventos importantes: o “Encontro Internacional de Escolas Lixo Zero”, previsto para o final de junho, em Manaus, integrando o 31º Congresso Luso de Educação Ambiental, e o “Diálogo Internacional pelo Lixo Zero, durante a COP 30, em Belém (PA), reunindo especialistas e gestores públicos para debater a transição para uma economia mais sustentável.

“A gestão municipal, por meio da Semulsp, reafirma seu compromisso com políticas sustentáveis e permanece aberta a colaborações que impulsionem a inovação e a responsabilidade ambiental em Manaus”, concluiu Sabá Reis.

— — —

Texto – Dora Tupinambá/Semulsp

Fotos – Divulgação/Semulsp

Postagens relacionadas

Prefeito vistoria construção de UBS porte 4 da Compensa com entrega prevista para setembro

Paulo Apurina

Novo Airão sedia rodas de cidadania e ‘Ouvidoria+Presente’ do TCE-AM

Paulo Apurina

Covid-19: Amazonas atualiza cenário da doença

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights