SAÚDE

Prefeitura de Manaus realiza ‘Quiz do Dia Internacional da Pessoa Idosa’

A Prefeitura de Manaus, por meio do Parque Municipal do Idoso (PMI), realizou, na manhã desta quarta-feira, 11/10, o tradicional “Quiz do Dia Internacional da Pessoa Idosa”, realizado há dez anos, com o objetivo de fazer integração dos alunos da oficina da memória com as outras atividades oferecidas no espaço, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Com premiação para o 1º, 2º e 3º lugar, a dinâmica de perguntas e respostas, na área de conhecimentos gerais, teve a participação de 70 idosos, que aproveitaram o momento para exercitar a memória e interagir.

A diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho, explica a importância de atividades que estimulam a memória para o público da terceira idade. “Assim como o treino muscular é importante para o fortalecimento dos músculos, exercitar o cérebro, frequentemente, também auxilia as conexões entre os neurônios e, consequentemente, a memória. As atividades desenvolvidas pelo setor de Psicologia do parque são extremamente importantes para manter a pessoa idosa saudável”, assegura Martha.

A psicóloga do parque, há 20 anos, Cremilda Ramos, coordena, com todo amor e profissionalismo, a “Oficina da Memória”, que visa estimular o funcionamento cerebral e a memória dos participantes. “Os benefícios vão além do exercício do cérebro, os idosos têm a oportunidade de interagir e fortalecer vínculos, aumentando a rede de apoio. As trocas de experiências e reflexões são exploradas nas atividades, durante as oficinas em ações temáticas, como quiz, cine fórum, varal de pinturas, tangram, soletrando, quebra-cabeça, montagem silábica, escuta terapêutica, arteterapia, cálculos matemáticos, entre outros”, explica Cremilda.

A coordenadora administrativa do PMI, Charmenia Sahdo, conta que esse momento é fundamental, para que outros alunos conheçam as atividades da psicologia. “Hoje, nós temos turmas, de segunda a quinta, no PMI, com um total de 150 idosos matriculados e sempre a gente se depara com os relatos de superação e mudança de vida. Temos vários casos de idosos que se matricularam na hidroginástica, por exemplo, e quando tiveram a oportunidade de participar das oficinas de psicologia, se identificaram e começaram a frequentar”, menciona Charmenia.

Frequentando o parque há 18 anos, Maria de Lurdes, 79, diz que o espaço mudou sua vida. “Em 2005, fui diagnosticada com câncer. Graças a Deus, consegui me curar, e as atividades do parque foram fundamentais para mim, não perco nenhuma. O parque é uma maravilha, nós temos experiências incríveis, e somos bem recebidos, e isso para mim é só alegria”, destaca.

Fonte: FDT

Foto: Júnior Menezes

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus começa a aplicar a segunda dose de vacina em adolescentes neste sábado, 9

Paulo Apurina

Prefeitura elabora protocolo municipal para inserção do DIU na Atenção Primária de Manaus

Paulo Apurina

Prefeitura cria ferramenta para coleta eficaz e segura de dados relacionados à saúde

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights