ESPORTE

Prefeitura monta estrutura operacional para a Maratona Internacional de Manaus 2023

Em apoio à Maratona Internacional de Manaus 2023, que ocorre neste domingo, 15/10, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está organizando uma estrutura especial no trânsito. Aproximadamente 150 servidores estarão disponíveis para orientar os motoristas e garantir a segurança dos pedestres durante suas travessias e circulações, nos 42 quilômetros de prova.

O IMMU reforça aos motoristas que transitarem no percurso da corrida que sigam com atenção e obedeçam as orientações dos agentes, caso seja necessária a mudança de faixa ou redução de velocidade. Os agentes de trânsito estarão com motocicletas e viaturas para o suporte nas vias.

5 Km largada às 5h – Avenida Coronel Teixeira – No Domingo, 15/10, a maratona acontece na Ponta Negra com o percurso de 5 quilômetros. A previsão de largada está marcada para as 5h. Os corredores utilizarão a faixa esquerda da via ao lado do canteiro central até a proximidade do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (Cecma) – Exército brasileiro, nesse ponto devem retornar para o sentido bairro da Coronel Teixeira, permanecendo ao lado do canteiro central.

10 Km largada às 4h40 – A corrida vai seguir pela a avenida Coronel Teixeira, os atletas permanecerão na faixa esquerda da via ao lado do canteiro central até a faixa de pedestres próximo à Igreja da Restauração, neste ponto devem retornar para o sentido bairro da avenida Coronel Teixeira, permanecendo ao lado do canteiro central.

Na volta, os corredores permanecerão na faixa esquerda da via até a rotatória do Turismo, acessando a faixa liberada com chegada da corrida na Ponta Negra.

21 Km largada às 4h20 – A corrida vai seguir pela a avenida Coronel Teixeira, os corredores ocuparão a faixa esquerda da via ao lado do canteiro central até a faixa de pedestres próximo à Igreja da Restauração, neste ponto deverá transpor para faixa da direita em direção à avenida Brasil.

Avenida Brasil – Os corredores permanecerão na faixa direita da via até o cruzamento com a avenida Cyrillo Neves.

Percurso na Avenida Cyrillo Neves – Os atletas realizam a transposição para a faixa esquerda da via, próximo ao cruzamento das avenidas Brasil e Cyrillo Neves seguindo em direção a Ponte Phellipe Daou.

Ponte Jornalista Phellipe Daou – O percurso seguirá até próximo do primeiro cabo de sustentação parte estrada da ponte nas faixas centrais, retornando em direção à avenida Cyrillo Neves.

O IMMU reforça que os retornos na avenida Cyrillo Neves serão fechados, direcionando os veículos a retornarem no primeiro retorno após a ponte, permanecendo este padrão até a liberação dos retornos fechados.

Avenida Cyrillo Neves (retorno) – Os corredores seguem pela faixa da esquerda junto ao canteiro central.

Avenida Brasil (retornando) – Os corredores vão acessar a faixa da esquerda, após a faixa de pedestres próximo ao conjunto Ayapuá, seguindo na faixa da esquerda sentido bairro em direção à Ponta Negra.

Avenida Coronel Teixeira (retorno) – Os atletas permanecem na faixa esquerda da via até a rotatória do Turismo, acessando a faixa liberada com chegada da corrida na Ponta Negra.

42 Km largada às 4h – Para a maratona de 42 quilômetros, o departamento de Operações do IMMU preparou um esquema de monitoramento exclusivo para a esse percurso.

Principais vias:
Avenida Coronel Teixeira – A corrida segue pela avenida Coronel Teixeira, sentido Centro. Os corredores permanecerão na faixa da esquerda da via ao lado do canteiro central.

Avenida Brasil – Os corredores devem permanecer na faixa da direita da via até o cruzamento com a avenida Coronel Cyrillo Neves.

Avenida Coronel Cyrillo Neves – Os atletas vão realizar a transposição para a faixa da esquerda da via, próximo ao cruzamento das avenidas Brasil e Coronel Cyrillo Neves, seguindo em direção à ponte Phellipe Daou. Os retornos da avenida Coronel Cyrillo Neves serão fechados, direcionando os veículos a voltarem no primeiro retorno após a ponte, permanecendo este padrão até a liberação dos retornos fechados.

Orientação aos motoristas: nesse ponto os percursos 42 e 21 quilômetros se dividem, o percurso de 42 quilômetros transpõe para a faixa da direita e o percurso de 21 quilômetros segue na faixa da esquerda em direção à Ponta Negra.

Avenida Coronel Teixeira (trecho após-ponte) – Os Corredores permanecem na faixa direita da via até o cruzamento com a rua Guanapuris, conjunto Ipase, com transposição de faixa para a esquerda seguindo até o cruzamento com a rua Guanapuris.

Rua Guanapuris (Ipase) – Os corredores permanecem na faixa da esquerda da via até o cruzamento com a avenida Compensa, convergindo à esquerda para seguir em direção ao São Jorge.

Avenida Compensa – Os atletas permanecem na faixa direita da via seguindo em direção à avenida São Jorge, com transposição de faixa para a esquerda junto ao canteiro central da avenida São Jorge.

Avenida São Jorge – Os corredores permanecem na faixa esquerda da via junto ao canteiro seguindo em direção à avenida Constantino Nery.

Rua Arthur Bernardes – Os corredores devem transpor da faixa da esquerda para a direita da via na faixa de pedestres após a ponte do São Jorge, seguindo em direção à avenida Constantino Nery.

Avenida Constantino Nery (18 quilômetros da prova) – Os corredores permanecerão na faixa direita da via até a faixa de pedestre do Terminal 1. Os corredores mudarão de faixa da direita para a faixa da esquerda após a faixa de pedestre do T1.

Avenida Epaminondas – Os atletas vão permanecer na faixa esquerda da via até acessar a rua 10 de Julho.

Rua 10 de Julho (21 quilômetros próximo ao Teatro Amazonas) – Os corredores permanecerão na faixa esquerda da via até o cruzamento com a avenida Getúlio Vargas, convergindo à esquerda em contrafluxo na avenida Getúlio Vargas em direção à avenida Leonardo Malcher.

Avenida Getúlio Vargas – Os atletas seguirão no contrafluxo convergindo à esquerda na avenida Leonardo Malcher.

Avenida Leonardo Malcher – Mudança da faixa da esquerda para a faixa da direita pelos atletas após o cruzamento com a rua Tapajós, seguindo em direção pela faixa da direita até a avenida Constantino Nery.

Avenida Constantino Nery (segundo trecho) – Os corredores vão permanecer na faixa direita da via até a esquina com a avenida Mário Ypiranga, oposto ao Corpo de Bombeiros.

Avenida Mário Ypiranga – Os atletas vão permanecer na faixa direita da via seguindo pela avenida Djalma Batista.

Avenida Djalma Batista – Os corredores seguem na avenida Djalma Batista, com transposição de faixa para acesso e saída da passagem subterrânea sob a avenida Darcy Vargas, permanecendo em seguida na faixa direita da via até o cruzamento com a avenida João Valério.

Avenida João Valério – Os atletas vão permanecer na faixa direita da via, acessando a passagem subterrânea sob a avenida Constantino Nery, com fechamento da alça da direita de acesso à avenida Constantino Nery.

Avenida São Jorge (segundo trecho) – Os corredores permanecem na faixa esquerda da via seguindo em direção à avenida Coronel Teixeira. O de retorno será fechado com gradil no posto BR próximo ao 1º BIS (33 quilômetros da prova). O IMMU vai monitorar a montagem de balizamento de proteção aos corredores na avenida São Jorge no trecho após o Cigs, em direção à avenida Coronel Teixeira.

Avenida Coronel Teixeira (segundo trecho) – Os atletas vão permanecer na faixa esquerda da via até a rotatória do Turismo acessando a faixa liberada com chegada da corrida na Ponta Negra.

Fonte: Immu

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida enfatiza investimentos para impulsionar o esporte durante a 2ª Corrida da Guarda Municipal

Paulo Apurina

Após traumas, o palmeirense está certo em ter medo do Boca Juniors?

Jamil Maciel

Paulinho explica retorno ao Corinthians: ‘Sou movido a desafios’

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights