AMAZONAS EDUCAÇÃO MANAUS POLÍTICA

Prefeitura de Manaus realiza segundo dia da 10ª Socialização de Práticas Formativas com projeto que aprimora o ensino

Com o tema “Os Caminhos da Escrita Científica: os saberes e fazeres da prática educativa na perspectiva da formação continuada do Programa de Tutoria Educacional”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 27/11, o segundo dia da 10ª edição da Socialização de Práticas Formativas (SPF).

O evento, que ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, tem como intuito aprimorar o processo de ensino e contribuir para uma educação mais inclusiva e inovadora.

A Semed tem incentivado os professores a participarem ativamente desse espaço de troca de experiências pedagógicas, que inclui rodas de conversa, palestras, mesas-redondas e o lançamento do livro “Escrita Viva na Escola”. O objetivo é alinhar as práticas educacionais às necessidades reais dos estudantes e enriquecer o repertório de estratégias dos educadores.

“A Socialização de Práticas Formativas é fundamental para o aprimoramento dos professores, pois possibilita a troca de experiências, oferece soluções para os desafios cotidianos da sala de aula e fortalece a colaboração entre os educadores. Esse processo contribui para um ensino mais eficaz e promove uma formação contínua, que beneficia tanto os professores quanto os alunos”, afirmou o subsecretário de Gestão Educacional em exercício, Evaldo Bezerra.

Com três anos de experiência na rede pública, a professora Suely Ramos compartilha sua vivência na socialização de práticas formativas e destaca que a troca de experiências não só enriquece seu repertório de estratégias pedagógicas, mas também amplia sua visão sobre o papel do educador.

“A Socialização de Práticas Formativas nos oferece uma oportunidade valiosa de aprender novas abordagens e soluções que podem ser aplicadas mesmo em contextos com limitações. Além disso, percebo que, ao compartilhar ideias com meus colegas, consigo ver o papel do educador de uma forma mais ampla, como alguém que está constantemente aprendendo e se renovando”, destacou a professora.

Lançamento

O lançamento do livro “Escrita Viva na Escola” é, sem dúvida, um marco importante nesse processo de formação contínua, proporcionando aos educadores uma nova perspectiva sobre o ensino da escrita. Com sua proposta inovadora, o livro promete ser uma leitura indispensável para aqueles que desejam transformar a escrita em uma experiência mais rica, criativa e conectada com a realidade dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e expressivos.

Para Anderson Gamaro, autor do livro e gestor do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Viviane Estrela, na zona Norte, a escrita é uma ferramenta essencial para a transformação social.

“A escrita permite ao aluno expressar sua voz e fortalecer sua identidade, contribuindo para sua formação crítica e consciente. A proposta é transformar a escrita em uma experiência criativa, conectada com a realidade dos alunos, que vai além do simples ato de escrever”, declarou Anderson.

Postagens relacionadas

Elan Alencar prestigia entrega novos leitos de UTI ao Hospital Infantil Dr. Fajardo

Vilhena

Hemoam alerta para estoque baixo de sangue durante feriado

Paulo Apurina

Governo do Amazonas amplia medidas para consolidar gestão digital e expandir oferta de serviços públicos à população

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights