MEIO AMBIENTE

Prefeitura orienta pais e responsáveis sobre cuidados com crianças na praia da Ponta Negra

Com dias de sol e chuvas alternados nos finais de semana, a praia do complexo turístico Ponta Negra segue entre os destinos mais procurados das famílias, frequentadores e turistas na capital. Para garantir a integridade e segurança da criançada, a atenção com os pequenos deve ser redobrada. A Prefeitura de Manaus e o Corpo de Bombeiros orientam sobre cuidados simples, mas que podem ajudar familiares e responsáveis em caso de crianças perdidas na orla e calçadão do local.

Em média, a comissão que coordena o parque recebe até cinco crianças perdidas no calçadão e na praia, especialmente, nos finais de semana, conforme explica o coordenador Alberto Maciel.

Segundo o comandante do Pelotão de Guarda-Vidas, sargento Leandro, pulseiras de identificação podem ser colocadas nos braços ou tornozelos dos pequenos para auxiliar com informações, como nome, idade e telefone de contato da família.

“É preciso ter sempre alguém de olho na criança, como uma sentinela mesmo, sem intervalo e distrações. A criança é muito dinâmica, está em movimento em um ambiente que é novidade e ela não tem dimensão da real situação dos cuidados que precisa ter”, comentou o sargento.

O bombeiro alerta que pais, parentes e responsáveis devem ter essa observação de não tirar a visão direcionada aos pequenos, para evitar sustos e preocupações durante o passeio. “E caso ocorra uma situação de desaparecimento, tomar logo a iniciativa de informar as autoridades no local, como bombeiros, PMs, membros da comissão e também aos frequentados, para pedir ajuda na busca e resgate o mais rápido possível. É importante observar se o pequeno não foi para a água. São algumas orientações que passamos para que todos possam ter uma brincadeira tranquila e dias de praia com alegria”, reforçou.

Orientação
Outra orientação importante é que os pequenos devem ser alertados a procurar um guarda-vidas ou policial caso se percam. Já a pessoa que encontrar uma criança perdida deve procurar as autoridades presentes na praia.

Ao encontrar uma criança perdida, a orientação é procurar ajuda dos bombeiros, ciclopatrulha ou membros da comissão, que usam coletes de identificação.

Segurança no rio
A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho, até as 17h, e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

“As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis dentro e fora d’água, evitando desaparecimentos e risco de afogamento. Quem não tem muita habilidade na água ou até mesmo não sabe nadar, deve evitar ir para a parte mais funda do rio, preferindo a área mais rasa. E quem vem à praia, deve vir para se divertir e ter moderação com bebida alcoólica”, explicou o sargento dos Bombeiros.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Fonte: Implurb

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Simpósio discute a ciência do solo, em Itacoatiara

Jamil Maciel

Ilha da Paciência e Lago do Acajatuba passam a ser ordenados por acordos de pesca da Sema

Vilhena

Prefeitura de Manaus firma contratos provisórios com operadores do transporte alternativo

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights