AMAZONAS INFRAESTRUTURA MANAUS POLÍTICA

Prefeitura ultrapassa a marca de 40 mil obras voltadas à melhoria na infraestrutura de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), alcançou, no último mês de maio, a marca de 46.270 obras de infraestrutura executadas na capital amazonense. São intervenções que vão muito além do asfalto, promovendo esporte, lazer, segurança, trafegabilidade e qualidade de vida.

A Seminf atuou na execução de 32 grandes obras de contenção de áreas de risco ou encostas, sendo 15 áreas mapeadas na zona Norte, oito áreas mapeadas na zona Leste, quatro na zona Centro-Oeste, duas áreas mapeadas na zona Oeste; outras duas áreas na zona Sul; e uma área mapeada na zona Centro-Sul.

Além disso, a gestão tem intensificado a construção de viadutos em pontos de trânsito intenso. O complexo viário Prefeito José Fernandes, na avenida Governador José Lindoso, entregue em tempo recorde, eliminou o antigo semáforo e amenizou a retenção na intersecção com a rua Barão do Rio Branco.

No âmbito das redes de drenagem, foram recuperados mais de 40 mil metros de novas linhas, dos tipos profunda e superficial, além de intensificar o recapeamento de mais de três mil vias, pelo programa “Asfalta Manaus”, entre becos, vielas, avenidas, comunidades e até ramais. Dessas, quase 30 áreas, antes em solo natural, foram pavimentadas pela primeira vez, melhorando a vida da população.

05.06.24 - Prefeitura alcança a marca de 40 mil obras voltadas à melhoria na infraestrutura de Manaus

Para minimizar os impactos das chuvas, 28.137 caixas coletoras foram desobstruídas na capital.

Com a finalidade de fomentar a prática de esporte e qualidade de vida, 12 espaços esportivos foram revitalizados. Novos campos de futebol, quadras poliesportivas e até uma praça molhada foi criada, para dar mais uma opção de lazer às crianças de Manaus.

“Desde o início da gestão, nos comprometemos a promover dignidade em forma de infraestrutura para a nossa população. Um desafio diário, pois vivemos muitos impactos, como o isolamento na época da Covid-19, as dificuldades da cheia história de 2021, e, em 2023, os transtornos da grande seca. Recuperamos nossa capacidade de investimento para concretizar grandes e novos projetos para nossa Manaus, ultrapassando barreiras e mostrando que com políticas públicas sérias, conseguimos levar desenvolvimento e qualidade a todas as zonas da capital”, afirma Renato Junior, secretário de Obras.

A gestão avançou também no número de serviços executados na implantação e modernização dos projetores em LED, chegando à marca de 161 mil pontos de iluminação em LED instalados, 25 comunidades rurais atendidas com 1,6 mil pontos de LED, além do programa “Uma Luz para o Esporte” que beneficiou 420 campos de futebol com projetores.

Outro destaque da gestão fica por conta da acessibilidade com a construção de 37.405 metros de pontes e passarelas de madeira. No conjunto Jardim Mauá, no bairro Mauazinho, zona Leste. Os 120 metros de uma nova ponte de madeira na rua 13, garantiram a segurança na travessia de mais de 500 famílias.

“São pequenas, mas significativas intervenções como essas, que proporcionam dignidade à população. Só quem precisa de uma ponte para garantir o direito de ir e vir, sabe dos riscos de usar um equipamento com instabilidade ou madeiras comprometidas. O prefeito David Almeida determina que as equipes da Seminf tenham esse olhar crítico para atuar e intensificar trabalhos  que garantam a segurança da população”, explica Renato Junior.

Outro avanço da gestão está no saneamento básico, que chegou à marca de 27%, com previsão de alcance de 38%, em dezembro. Os 900 moradores do beco Nonato, no bairro Cachoeirinha, conviviam com problemas, desde alagamentos a odor e exposição a doenças, causadas pelos dejetos no igarapé. A comunidade se tornou a primeira área de palafitas a receber água tratada e rede de esgoto, por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Seminf (UGPM-Água).

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf

#seminf #pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

“O trabalho é a resposta que a gente dá aos que nos atacam”, diz Wilson em comício na zona sul de Manaus

amazonaspix@gmail.com

​INFRAESTRUTURA – Prefeito David Almeida vistoria frentes de obras do ‘Asfalta Manaus’ nas zonas Norte e Leste

Paulo Apurina

Setenta mil famílias são atendidas com programa que reduz desperdício de alimentos em feiras de Manaus

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights