BRASIL JUSTIÇA

Presidente do TSE diz que diplomação de Lula representa lisura das eleições, garantiu que radicais serão punidos e não repetirão atos anti democráticos em 2026

Lula e Geraldo Alckmin foram diplomados hoje no TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse hoje (12) que a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, representa o reconhecimento da lisura da eleições.

Durante discurso proferido na cerimônia de diplomação de Lula e Alckmin, Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficiência ataques antidemocráticos contra o Estado de Direito e os “covardes ataques e violências pessoais aos seus membros”.

“A diplomação da chapa presidencial eleita consiste no reconhecimento da lisura do pleito eleitoral e na legitimidade política conferida soberanamente pela maioria do povo brasileiro por meio do voto direto e secreto.”

O presidente do TSE também prometeu a responsabilização de “discursos de ódio e de desinformação” proferidos por grupos organizados.

“Já identificados, garanto que serão responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”, concluiu.

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

Via Agência Brasil

Postagens relacionadas

PL nega autoria de relatório que contesta resultado de urnas eletrônicas

Paulo Apurina

Novo comandante do Exército responde processo na Justiça Federal por arbitrariedade e falta de transparência, publicidade e boa-fé

Paulo Apurina

HABITAÇÃO: “Em três anos vamos fazer mais do que fizemos em oito”, afirma Lula

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights