AMAZONAS CULTURA MANAUS POLÍTICA

Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo leva cinema para bairros carentes de Manaus

No próximo sábado (15), crianças e adolescentes do bairro Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus, poderão participar gratuitamente de sessão de cinema, a partir das 17h30, na Associação das Donas de Casa, localizada na rua São Benedito.

A iniciativa faz parte do projeto Mostra Cine.Com – Cinema nas Comunidades, fomentado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pela prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

A amplitude de ação dos projetos da LPG em Manaus, em ambientes periféricos, foi destacada pelo presidente do Concultura, Neilo Batista. “Desde oficinas e espetáculos, passando pela dança, e agora, e cinema, a população está dispondo de programação em seus próprios bairros com acessibilidade e variedade”, pontuou.

O projeto é coordenado pela produtora audiovisual, Saleyna Borges, e visa possibilitar a exibição de filmes para um público que nunca teve acesso às salas de cinema tradicionais e vai além do entretenimento.

“O evento terá uma programação pedagógica voltada para ‘o fazer audiovisual’ como ferramenta de inclusão social e profissional, uma vez que esse mercado oferece diversas áreas de atuação”, afirmou a coordenadora.

Programação com filmes amazonenses

A mostra terá a apresentação de 10 filmes amazonenses que abordam temáticas diversas como lendas amazônicas e questões sociais. A faixa etária é livre para todas as idades e as obras contam com recursos de acessibilidade.

As obras foram selecionadas por meio de curadoria especializada, realizada pelo produtor audiovisual Thiago Morais. Entre elas estão “Se Não”, de Moacy Freitas; “Jamary”, de Begê Muniz; “Nas asas do condor”, de Cristiane Garcia; “Castanho”, de Adanilo; “Jiupá”, de Márcio Nascimento; dentre outros. A mostra terá duração de uma hora e trinta minutos.

Outras atividades

Além da programação deste sábado, o Mostra Cine.Com contará com outras duas exibições em bairros das zonas Norte e Oeste da capital amazonense. No dia 22 de junho, o evento será apresentado na rua Nepal, dentro do Movimento Nepal Vive, no bairro Nova Cidade.

Já no dia 13 de julho, a programação será na Maloca dos Povos Indígenas do Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus.  Nas duas ocasiões, as atividades iniciam às 17h30, com uma programação acadêmica, e às 18h30 com as exibições dos curtas-metragens.

“Pretendemos oferecer ao público uma palestra onde explanaremos sobre o fazer audiovisual como profissão, indicando ferramentas, cursos, profissões técnicas e artísticas, para com isso, estimular o interesse nessa área”, enfatiza Saleyna Borges.

Lei Paulo Gustavo

A Mostra Cine.Com – Cinema nas Comunidades está em sua 3ª edição, gerando 20 empregos diretos. O projeto foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e Prefeitura de Manaus.

Para mais informações

Contato: (92) 99188-7365 – Saleyna Borges

Instagram: @cinepontocom24 @caradegatofilmes

— — —

Texto – Divulgação / Concultura

Fotos – Divulgação / Concultura

#manausindentidadecultural #concultura #leipaulogustavo #mostracine.com #pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) reprovaram as contas de 2020 da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho e determinaram a devolução do valor total de R$ 104 mil aos cofres públicos por parte das gestoras responsáveis Maximina Penha Malagueta e Alessandra dos Santos.

Vilhena

Auxílio Enchente: famílias do Amazonas celebram benefício em meio à subida dos rios

amazonaspix@gmail.com

Prefeitura de Manaus promove o I Fórum Municipal de Vacinação reunindo gestores e especialistas

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights