AMAZONAS JUSTIÇA

Servidor do TCE-AM recebe certificação internacional inédita na região Norte

Um auditor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) alcançou um marco inédito na região Norte com a certificação internacional CP³P, concedida pela APMG International. Vinicius Nascimento, que atua no Departamento de Auditoria de Desestatizações, Concessões e Preços Públicos (Deadesc), tornou-se um dos 700 profissionais qualificados com esta distinção internacional no país e o primeiro auditor na região Norte a alcançar esse feito.

A certificação é um selo de excelência reconhecido globalmente, respaldado por instituições renomadas como o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e o Banco Mundial. A qualificação é voltada à gestão eficaz das Parcerias Público-Privadas, essenciais para o  aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Corte de Contas no Controle Externo.

Ao comentar a certificação, Vinicius Nascimento explica que a capacitação vai fortalecer ainda mais a fiscalização externa do TCE-AM.

“Com o certificado CP³P, os profissionais são capazes de identificar e avaliar uma ampla gama de riscos associados a projetos de PPPs, desde riscos financeiros e operacionais, até riscos legais e regulatórios. Isso permite a implementação de medidas preventivas e corretivas para mitigar esses riscos e proteger os interesses públicos”, afirmou o servidor Vinicius Nascimento.

Além do impacto direto nas atividades de controle externo, o CP³P também capacita os técnicos do TCE-AM a fornecerem assessoria e consultoria especializada em questões relacionadas a PPPs para órgãos governamentais e outras partes interessadas. Isso inclui a revisão de propostas de PPPs, o desenvolvimento de políticas e diretrizes, e a participação em comitês consultivos sobre o tema.

A certificação não apenas valida a conquista pessoal de Vinicius Nascimento, mas também ressalta o compromisso do TCE-AM em elevar os padrões de governança e transparência na gestão pública.

Texto: Lucas Silva
Foto: Filipe Jazz

#servidordotceam #certificaçãointernacional #tceam #amazonas

Postagens relacionadas

Atletas e paratletas do Bolsa Esporte Estadual 2023 têm até dia 30 de janeiro para prestação de contas

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus capacita guardas municipais em manuseio de spray de pimenta

Jamil Maciel

Em conferência internacional, Amazonas desponta como cenário ideal para investimentos em sustentabilidade e economia criativa

Vilhena
Verified by MonsterInsights