AMAZONAS JUSTIÇA

TCE-AM alinha detalhes para início das fiscalizações por teleauditoria

A partir de 16 de maio, conforme determinação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) dará início ao programa de fiscalizações por teleauditoria, como parte do Sistema de Fiscalização à Distância (SFD). Esta nova abordagem permitirá ao órgão uma maior eficiência na realização de auditorias e acompanhamento dos órgãos públicos municipais, reduzindo a necessidade de deslocamentos até os municípios.

Em um esforço para preparar as administrações municipais para essa mudança, técnicos do TCE-AM visitaram o município de Urucará para uma reunião de instrução. A ação contou com a participação de representantes de todas as unidades gestoras do município, incluindo prefeitura, câmara e órgãos da administração indireta. Durante a reunião, foram apresentadas as ferramentas e métodos que serão utilizados na execução das teleauditorias.

O Sistema de Fiscalização à Distância permitirá uma comunicação mais ágil entre os auditores e os jurisdicionados. A transmissão e recepção de arquivos será feita por meio de ferramentas específicas, como o Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), sistema oficial do TCE-AM para troca de informações entre auditores e unidades gestoras.

Além do DEC, o Google Meet também será utilizado para videoconferências e outros encontros virtuais, tornando a comunicação mais dinâmica. O Google Drive, em casos específicos, também poderá ser empregado para compartilhamento de documentos.

Conforme Stanley Scherrer, secretário de Controle Externo do TCE-AM, a primeira reunião em Urucará serviu para esclarecer dúvidas e apresentar o novo sistema aos gestores locais. Segundo ele, o evento marca o início de uma série de instruções que serão realizadas em outros municípios. No total, o TCE-AM planeja conduzir reuniões e simulações em 18 municípios, como preparação para o início das teleauditorias.

“O objetivo do TCE-AM é garantir que as administrações municipais estejam preparadas para o novo formato de fiscalização, promovendo uma maior transparência e eficiência no uso dos recursos públicos. As reuniões preparatórias também buscam dirimir dúvidas e orientar sobre a comunicação com o tribunal e o envio de documentos. Com a implementação do SFD, o TCE-AM espera melhorar sua capacidade de supervisão e oferecer uma resposta mais rápida aos desafios enfrentados pelos nossos jurisdicionados no Amazonas”, concluiu o secretário da Secex.

Texto: Pedro Sousa
Foto: Joel Arthus

#teleauditoriatceam #tceam #amazonas

Postagens relacionadas

Ginastas amazonenses conquistam ouro para o Brasil no Sul Americano na Colômbia

Paulo Apurina

Prefeitura promove formação pedagógica para professores indígenas da Semed

Paulo Apurina

Em Manaus, projeto do deputado Roberto Cidade promove 1,2 mil atendimentos no bairro da Compensa

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights