AMAZONAS JUSTIÇA

TCE-AM celebra Dia do Auditor de Controle Externo com seminário sobre tecnologia

Responsáveis pela atividade-fim do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), os auditores de controle externo da casa foram homenageados, na manhã desta sexta-feira (26), em um seminário realizado na sala 01 da Escola de Contas Públicas (ECP). O encontro foi realizado em alusão ao Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, comemorado neste sábado (27).

O evento contou com a realização de mesa redonda com debates sobre novas tecnologias, experiências de auditoria coordenada e também sobre o programa Blitz TCE, além de uma palestra sobre o uso de inteligência artificial em auditoria.

A data foi instituída em 2012 pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) para homenagear esses profissionais que desempenham um papel fundamental na defesa da moralidade e da transparência na Administração Pública.

Presente no evento e representando a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o secretário-geral da Administração, Antônio Rosa Júnior, destacou a representatividade da data para o TCE-AM.

“Hoje presidente, a conselheira Yara Amazônia Lins já foi servidora, portanto há um apreço grandioso pelos nossos servidores e, especialmente, pelos auditores, aqueles que realizam a atividade fim do órgão. A missão da presidente, que nos foi passada, é dar apoio completo à Secretaria de Controle Externo (Secex) naquilo que possa ser feito, para que possamos entregar um trabalho bem executado à coletividade amazonense”, disse.

Para o secretário de Controle Externo, Stanley Scherrer, o auditor de controle externo exerce função essencial para resguardar o erário, para o estado democrático de direito e à democracia.

“São os amigos da governança, da eficiência, eficácia e efetividade. É através deles que a instrução inicial é feita, todo o processo de controle externo começa com o auditor de controle externo. Um bom modo de medir a força de um Tribunal de Contas é medir a força de seu órgão técnico, então isso mostra a importância dessa função para a sociedade e para o Estado como um todo”, disse o secretário da Secex.

Palestra

O diretor de Inteligência Artificial do TCE-AM, Arlesson Anjos, ministrou palestra sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação aplicada à auditoria, entre elas a Inteligência Artificial.

“O foco é mostrar todos os recursos tecnológicos hoje existentes que podem ser usados em prol de uma auditoria mais eficiente. A inovação é primordial na administração pública, portanto temos que usar todas as ferramentas disponíveis para ter mais produtividade no trabalho, e a Inteligência Artificial é mais uma dessas ferramentas, que estamos vendo a melhor forma de aplicá-la no dia a dia da ouvidoria”, explicou.

Contexto histórico

O presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-AM (AudTCE), Hugo Tavares, relembrou a importância histórica para a escolha da data de 27 de abril como homenagem aos auditores de controle externo. No ano de 1893, quando o então ministro da Fazenda Serzedello Corrêa apresentou carta de demissão em ato corajoso e de enfrentamento à tentativa do então presidente da República, Floriano Peixoto, de cercear a atuação do Tribunal de Contas da União.

“Incentivo os auditores de controle externo para que mantenham-se firmes e com a coragem do ex-ministro da Fazenda do governo do então presidente Floriano Peixoto, que que naquele momento em que o presidente quis implementar um ato que afrontava os direitos profissionais dos auditores, se rebelou e se destituiu do cargo como uma revolta pelo que aconteceu. Então que a gente possa se manter firmes para realizar a atividade em prol do que a sociedade espera de nós”, comentou.

Texto: Pedro Sousa
Fotos: Filipe Jazz

#tceam #amazonas

Postagens relacionadas

Boate Kiss: STJ vai julgar em junho recurso contra anulação de júri

Vilhena

SES-AM inicia plano de implantação do serviço de Teleconsultas a gestantes em 11 municípios do estado

amazonaspix@gmail.com

Governo do Amazonas amplia medidas para consolidar gestão digital e expandir oferta de serviços públicos à população

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights