AMAZONAS JUSTIÇA POLÍTICA

TRE-AM cassa Ivon Rates e Envira vai ter nova eleição

A ação contra o prefeito foi movida pela coligação “A História Continua”, que questionou sua elegibilidade devido à rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu na segunda-feira (17/3) pela cassação do mandato do prefeito de Envira, Ivon Rates (PSD). A decisão foi definida com o voto de desempate da presidente da corte eleitoral, desembargadora Carla Reis, que acompanhou o voto do relator do caso, juiz Marcelo Costa Vieira.

Entenda o Caso

A ação contra Ivon Rates foi movida pela coligação “A História Continua”, que questionou sua elegibilidade devido à rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A coligação argumentou que essa rejeição configuraria improbidade administrativa, tornando-o inelegível.

Julgamento e Debate

O julgamento no TRE-AM foi acirrado, resultando inicialmente em um empate de 3 a 3. O relator, juiz Marcelo Vieira, votou pela cassação do mandato de Ivon Rates, sendo acompanhado pelas juízas Maria Elisa Andrade e Nélia Caminha Jorge.

Por outro lado, os juízes Cássio Borges, Fabrício Marques e Diogo Franco divergiram, argumentando que não havia provas suficientes de improbidade administrativa dolosa por parte do prefeito.

O empate foi desfeito com o voto de desempate da presidente Carla Reis, que seguiu o entendimento do relator.

Durante o julgamento, houve debates intensos entre os magistrados e o procurador eleitoral Edmilson da Costa Barreiros Júnior.

Via BNC

Postagens relacionadas

Política Nacional da Agricultura Familiar tem destaque no governo de Mateus Assayag

Paulo Apurina

Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus se torna referência e vai a Coari

Jamil Maciel

Amom tenta calar Marcelo Ramos e perde na Justiça

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights