AMAZONAS MANAUS POLÍTICA SAÚDE

Unidades móveis da prefeitura atendem usuárias das zonas Norte, Oeste e rural em novos endereços

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão atender, em novos locais, as usuárias das zonas distritais de saúde Norte, Oeste e rural, a partir da segunda-feira, 3/6. Nas zonas Leste e Sul, as estruturas do serviço itinerante seguirão em seus endereços atuais. Gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as unidades compõem estratégia da gestão municipal para reforço da saúde feminina e ampliação da cobertura da atenção básica.

O atendimento às usuárias do Distrito de Saúde (Disa) Norte da Semsa acontece, a partir da segunda-feira, 3/6, na rua Carlos Alcântara, antiga rua 46, no núcleo 5 do bairro Cidade Nova 2, em frente à igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Já no distrito Oeste, o serviço móvel vai fixar base na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad), na avenida Compensa, 770, bairro Vila da Prata.

Após deslocamento, a unidade itinerante do Disa Rural começará a atender ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Ephigênio Sales, no Km 41 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), também na segunda-feira, 3/6.

A estrutura móvel que atua na área do Disa Sul segue com atendimento na rua Coronel Ferreira de Araújo, no bairro Petrópolis, próximo ao conjunto habitacional Petrópolis e ao Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Alexandre Montoril. As usuárias do distrito Leste, por sua vez, podem continuar se dirigindo à rua dos Granitos, 175, no Tancredo Neves, para acesso ao serviço itinerante.

Todas as unidades do serviço móvel da Semsa têm permanência prevista em suas novas ou atuais bases até o dia 14 de junho, à exceção da estrutura do distrito Leste, que manterá sua localização atual até a próxima sexta-feira, 7/6, antes de ser reposicionada.

Para atendimento nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, as usuárias podem se dirigir diretamente a qualquer uma das estruturas e apresentar o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os equipamentos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em dias úteis e inclusive nos pontos facultativos da administração municipal.

Cem mil procedimentos

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, lembra que, em dez meses de atividade, o serviço móvel da Semsa superou a marca de 100 mil procedimentos realizados. Entre eles, estão consultas médicas e de enfermagem, mamografias, coleta e exame preventivo, consulta inicial do pré-natal, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.

“Temos hoje cinco unidades móveis, que levam saúde principalmente a usuárias mais vulneráveis, em locais distantes das unidades básicas. Nelas, essas mulheres têm um primeiro acesso à rede de atenção primária, sendo referenciadas à UBS mais próxima quando necessário”, afirma.

Lúcia enfatiza que as unidades itinerantes contribuem também para o fortalecimento da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, que são os tipos de maior incidência entre mulheres na região Norte.

O serviço móvel de saúde da mulher da Semsa iniciou as atividades no final de julho de 2023, inicialmente contando com três estruturas para atendimento a usuárias dos distritos de saúde Norte, Leste e Oeste. Em abril passado, duas novas unidades entraram em funcionamento, com atuação nos Disas Sul e rural do município.

Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Semsa

Zona Norte

Rua Carlos Alcântara (antiga rua 46), núcleo 5, bairro Cidade Nova 2, em frente à igreja Nossa Senhora Auxiliadora

De 3 a 14/6

Zona Leste

Rua dos Granitos, 175, bairro Tancredo Neves

De 27/5 a 7/6

Zona Oeste

Avenida Compensa, 770, bairro Vila da Prata, na sede da Semad Manaus

De 3 a 14/6

Zona Sul

Rua Coronel Ferreira de Araújo, bairro Petrópolis, próximo ao conjunto habitacional Petrópolis e ao Caic Alexandre Montoril

De 27/5 a 14/6

Zona rural

USF Ephigênio Sales, no Km 41 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara)

De 3 a 14/6

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

#unidademoveisdesaúdedamulher #semsa #pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

Líder em todas as pesquisas no 2° turno, Wilson Lima vota pela manhã, no domingo

Vilhena

Procuradoria da Mulher de Manicoré pede apoio ao presidente da Aleam, Roberto Cidade, para instalação de Delegacia da Mulher no município

Vilhena

Prefeitura de Manaus prepara busca ativa de casos suspeitos de esporotricose na população felina

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights