SAÚDE

Vacinação contra dengue é ampliada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no Amazonas

Ampliação segue orientação do Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), amplia, a partir desta quinta-feira (07/03), a campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

Esta iniciativa segue orientações do Ministério da Saúde e é uma oportunidade para alcançar mais faixas etárias, ampliando a imunoproteção do público alvo da vacina contra a dengue. A ampliação conta em Nota Técnica disponível em: https://abre.ai/i8Kc .

A vacina contra a dengue é uma medida preventiva complementar para reduzir não apenas o número de casos da doença, mas também a gravidade dos casos. “A vacinação é uma das principais intervenções em saúde pública. Então, convocamos todos os pais e responsáveis para levarem as crianças e adolescentes para a vacinação”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A vacina contra a dengue está sendo destinada, pelo Ministério da Saúde, a 12 municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

Esses municípios integram a região de saúde reconhecida pelo Ministério da Saúde como “Manaus, entorno e Alto Rio Negro”, área que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses. Além da vacinação, é importante que a população siga, de forma contínua, as medidas preventivas contra as arboviroses, como a eliminação de criadouros de mosquitos.

“É preciso manter a prevenção, fazendo o checklist de 10 minutos e eliminar os criadouros de forma contínua, verificando todo e qualquer recipiente que possa acumular água em nossa residência e nos arredores”, acrescenta Elder Figueira, responsável pela Vigilância Ambiental da FVS-RCP.

Fonte: FVS-RCP

Foto: Leticia Araújo

Postagens relacionadas

Vacinação contra a Covid-19 terá 51 pontos de atendimento nesta terça e quarta-feira

Paulo Apurina

Descarte de dejetos de pets requer cuidados, orienta Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Manaus

Jamil Maciel

Governo do Amazonas realiza atendimentos por especialidades para quase 2 mil pacientes regulados

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights