AMAZONAS JUSTIÇA

Conselheiro do TCE-AM prestigia Primeiro Fórum Judiciário de Combate à Violência Doméstica

Conselheiro do TCE-AM prestigia Primeiro Fórum Judiciário de Combate à Violência DomésticaRepresentando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o conselheiro Júlio Pinheiro prestigiou o Primeiro Fórum Judiciário de Combate à Violência Doméstica, realizado pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (EJUD/TJAM) e pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEVID/TJAM).

O evento, que teve como tema “Reescrita das decisões judiciais na perspectiva de gênero como estratégia de combate e enfrentamento à violência doméstica”, contou com a palestra magna da professora doutora Camilla Magalhães e a apresentação da equipe que integra a rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

O fórum visou capacitar os participantes para aprimorar a sensibilidade e competência na reescrita das decisões judiciais, promovendo não apenas o conhecimento técnico, mas também a sensibilidade humana necessária em cada julgamento. 

Ao abrir o fórum, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, ressaltou a importância de uma reflexão crítica sobre a influência das decisões judiciais na proteção efetiva das vítimas da violência doméstica.

“Este fórum representa um passo significativo em nosso compromisso de enfrentar e combater essa realidade devastadora. Compreender a perspectiva de gênero na elaboração das decisões judiciais não é apenas um exercício acadêmico, mas uma responsabilidade ética e jurídica.”

A coordenadora estadual da CEVID/TJAM, desembargadora Maria das Graças Figueiredo, destacou a importância de unir esforços no combate à violência doméstica e de manter um sistema de proteção que seja acessível e imparcial. 

“A violência doméstica transcende fronteiras sociais, econômicas e culturais. Este evento não é apenas uma reunião de especialistas ou acadêmicos, é uma manifestação da nossa determinação coletiva de mudar paradigmas e construir um futuro onde todas as mulheres possam viver sem medo, com seus direitos respeitados e uma justiça tangível.”

O evento também contou com a presença da diretora da Ouvidoria da Mulher do TCE-AM , Ana Paula Aguiar, além de juristas, magistrados, advogados, servidores públicos, colaboradores de poderes judiciais e outros.

Texto: Flávia Rezende
Foto: Filipe Jazz 

#tceam #amazonas

Postagens relacionadas

Elan Alencar preside audiência pública sobre as ações da Semsa no 1º quadrimestre de 2024

Paulo Apurina

Aleam analisa projeto do deputado Roberto Cidade que alerta sobre perigos de plantas tóxicas para crianças e animais

Paulo Apurina

’Prato Cheio’ é comida para quem mais precisa, diz Wilson sobre novos restaurantes populares no Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights