MEIO AMBIENTE

Adaf inicia segunda etapa de atualização cadastral nesta quarta-feira (1º/11)

Produtores rurais de municípios onde não é mais realizada a vacinação contra febre aftosa devem declarar quantidade de todos os animais existentes em sua propriedade

Começa nesta quarta-feira (1º/11) a segunda etapa da campanha de atualização cadastral, em todos os municípios amazonenses onde não é mais realizada a vacinação contra a febre aftosa. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta que a medida é obrigatória para controle dos rebanhos, prevista pelo Programa Nacional de Vigilância Para Febre Aftosa (Pnefa).

A atualização cadastral não é direcionada somente para bovinos e bubalinos. O produtor rural deverá atualizar a quantidade de todos os animais existentes em sua propriedade rural, ou seja: bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais, peixes e abelhas.

“A suspensão da vacinação impôs novas formas de vigilância e controle dos rebanhos de todas as espécies. Foi aí que entraram as campanhas de atualização cadastral de animais, que ocorrem semestralmente, para termos a estimativa dos rebanhos do estado mais próximo do real, para auxílio na execução de metas e prevenção de doenças de todos os programas sanitários”, comentou a coordenadora do Pnefa no Amazonas, Joelma Silva.

Devem realizar a atualização cadastral de 1º de novembro a 15 de dezembro produtores dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Envira, Eirunepé, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá.

Além do atendimento presencial, os criadores podem efetuar a notificação por meio do atendimento remoto da Adaf, no telefone (92) 99238-5568.

Os produtores que não realizarem a atualização ficam sujeitos à multa no valor de R$ 20 por animal de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) não cadastrado, e de R$ 40 por animal de grande porte (bovídeos e equídeos).

Fonte: Adaf

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus retoma agendamento de todos os serviços do IMMU a partir do dia 17/1

Jamil Maciel

Fapeam lança edital de processo eleitoral para composição das Câmaras de Assessoramento Científico

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus faz operação para fiscalizar serviços de transporte no Centro

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights