SAÚDE

Aulas de dança e pilates do Parque Municipal do Idoso são aliadas fundamentais para a saúde e bem-estar da pessoa idosa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realiza, diariamente, aulas de dança e pilates para os frequentadores matriculados no programa “Conviver” – Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade.

Com o intuito de contribuir para uma vida mais saudável e ativa, além de auxiliar no combate à depressão e ansiedade, neste ano, as aulas de dança contam com um total de 16 turmas com 352 alunos; e as aulas de pilates com nove turmas com 198 alunos.

“A Fundação Doutor Thomas coordena o programa ‘Conviver’ – Parque Municipal do Idoso (PMI) e estamos sempre trabalhando para fortalecer ainda mais a nossa referência em um atendimento humanizado à terceira idade na região Norte, com as abordagens inovadoras e inclusivas, proporcionando oportunidades de exercício físico como o pilates e a dança, socialização e promoção da saúde para a população idosa como determina a gestão do prefeito David Almeida”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Aulas de dança

Mestre em Letras e Artes, com formação em Dança, a professora Simone Picanço exemplifica como a atividade pode contribuir para o bem-estar psicológico.

“A dança não apenas aprimora a técnica, mas também, oferece uma catarse emocional. Percebo os alunos ganhando autoconfiança, enfrentando medos e descobrindo um espaço terapêutico, onde a mente se liberta através do movimento. A expressão corporal gera um impacto psicológico notável, é uma jornada de reconhecimento e resiliência”, explicou a professora.

Participando das atividades do parque há 14 anos, Antônio Rodrigues, de 83 anos, relatou como as aulas de dança aumentaram sua disposição e o faz recordar momentos de sua juventude.

“Quando eu era jovem, dançar era só diversão, mas agora percebo que é mais que isso. A dança trouxe uma nova energia para minha vida. Cada movimento não apenas revivo lembranças, mas também aumenta minha disposição. Essa é a minha atividade preferida aqui no parque”, disse Antônio.

Aulas de pilates

Formada em Educação Física, com especialização em Pilates, Halia Moreira ressaltou os benefícios da atividade para a pessoa idosa.

“O Pilates tem vários benefícios se tratando propriamente da técnica, ele trabalha a questão da respiração, melhora o condicionamento físico e é um forte aliado para quem luta contra a ansiedade e depressão. Além de auxiliar no equilíbrio e estabilidade muscular, esses são alguns dos benefícios próprios da atividade. Nós também buscamos trabalhar a confiança da realização de movimentos do dia a dia, de aprimorar a questão da força para melhorar as atividades rotineiras fora daqui”, comentou a professora.

Frequentadora do PMI há 15 anos, Hilda Gomes, de 80 anos, contou que passou por uma transformação significativa em sua vida desde que incorporou o pilates em suas atividades. O método trouxe mudanças positivas para sua saúde e bem-estar.

“As atividades do parque se tornaram frequentes e únicas na minha vida. A equipe é incrível, sempre acolhedora, e as melhorias não foram somente no meu corpo, mas também, na minha autoestima. Encontrar o pilates aqui foi algo como descobrir uma fonte da juventude, o que acabou fazendo com que cada aula seja imperdível”, afirma Hilda.

Prevenção

Os idosos que frequentam ambas as atividades recebem atenção e instruções da professora para evitar quedas e outros acidentes. Todos os idosos são aconselhados a relatar ao professor caso não se sinta confortável a realizar determinado movimento, pois forçar uma ação física pode resultar em dores constantes.

A professora Simone explica como, através da dança, os idosos podem se prevenir de doenças. “A atividade física associada à dança pode reduzir o estresse, ansiedade e melhorar a qualidade do sono, benefícios que contribuem para a saúde mental. A expressão artística da dança também pode ser uma forma de autoexpressão e canalização de emoções, auxiliando na gestão do estado emocional”.

A professora Halia também esclareceu como as aulas de pilates evitam doenças. “O pilates pode ajudar a prevenir diversas condições, incluído problemas posturais, dores nas costas e promover flexibilidade, equilíbrio e força muscular. Então, conseguimos fazer um trabalho buscando auxiliar quem tem algum problema na coluna, ou na articulação na região do joelho”, concluiu a professora.

Fonte: FDT

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Moradoras do Santa Etelvina e Distrito Industrial 2 recebem serviços das unidades móveis da prefeitura

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus abre programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Jamil Maciel

Prefeitura disponibiliza 75 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana em Manaus

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights