A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realiza, diariamente, aulas de dança e pilates para os frequentadores matriculados no programa “Conviver” – Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade.
Com o intuito de contribuir para uma vida mais saudável e ativa, além de auxiliar no combate à depressão e ansiedade, neste ano, as aulas de dança contam com um total de 16 turmas com 352 alunos; e as aulas de pilates com nove turmas com 198 alunos.
“A Fundação Doutor Thomas coordena o programa ‘Conviver’ – Parque Municipal do Idoso (PMI) e estamos sempre trabalhando para fortalecer ainda mais a nossa referência em um atendimento humanizado à terceira idade na região Norte, com as abordagens inovadoras e inclusivas, proporcionando oportunidades de exercício físico como o pilates e a dança, socialização e promoção da saúde para a população idosa como determina a gestão do prefeito David Almeida”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.
Aulas de dança
Mestre em Letras e Artes, com formação em Dança, a professora Simone Picanço exemplifica como a atividade pode contribuir para o bem-estar psicológico.
“A dança não apenas aprimora a técnica, mas também, oferece uma catarse emocional. Percebo os alunos ganhando autoconfiança, enfrentando medos e descobrindo um espaço terapêutico, onde a mente se liberta através do movimento. A expressão corporal gera um impacto psicológico notável, é uma jornada de reconhecimento e resiliência”, explicou a professora.
Participando das atividades do parque há 14 anos, Antônio Rodrigues, de 83 anos, relatou como as aulas de dança aumentaram sua disposição e o faz recordar momentos de sua juventude.
“Quando eu era jovem, dançar era só diversão, mas agora percebo que é mais que isso. A dança trouxe uma nova energia para minha vida. Cada movimento não apenas revivo lembranças, mas também aumenta minha disposição. Essa é a minha atividade preferida aqui no parque”, disse Antônio.
Aulas de pilates
Formada em Educação Física, com especialização em Pilates, Halia Moreira ressaltou os benefícios da atividade para a pessoa idosa.
“O Pilates tem vários benefícios se tratando propriamente da técnica, ele trabalha a questão da respiração, melhora o condicionamento físico e é um forte aliado para quem luta contra a ansiedade e depressão. Além de auxiliar no equilíbrio e estabilidade muscular, esses são alguns dos benefícios próprios da atividade. Nós também buscamos trabalhar a confiança da realização de movimentos do dia a dia, de aprimorar a questão da força para melhorar as atividades rotineiras fora daqui”, comentou a professora.
Frequentadora do PMI há 15 anos, Hilda Gomes, de 80 anos, contou que passou por uma transformação significativa em sua vida desde que incorporou o pilates em suas atividades. O método trouxe mudanças positivas para sua saúde e bem-estar.
“As atividades do parque se tornaram frequentes e únicas na minha vida. A equipe é incrível, sempre acolhedora, e as melhorias não foram somente no meu corpo, mas também, na minha autoestima. Encontrar o pilates aqui foi algo como descobrir uma fonte da juventude, o que acabou fazendo com que cada aula seja imperdível”, afirma Hilda.
Prevenção
Os idosos que frequentam ambas as atividades recebem atenção e instruções da professora para evitar quedas e outros acidentes. Todos os idosos são aconselhados a relatar ao professor caso não se sinta confortável a realizar determinado movimento, pois forçar uma ação física pode resultar em dores constantes.
A professora Simone explica como, através da dança, os idosos podem se prevenir de doenças. “A atividade física associada à dança pode reduzir o estresse, ansiedade e melhorar a qualidade do sono, benefícios que contribuem para a saúde mental. A expressão artística da dança também pode ser uma forma de autoexpressão e canalização de emoções, auxiliando na gestão do estado emocional”.
A professora Halia também esclareceu como as aulas de pilates evitam doenças. “O pilates pode ajudar a prevenir diversas condições, incluído problemas posturais, dores nas costas e promover flexibilidade, equilíbrio e força muscular. Então, conseguimos fazer um trabalho buscando auxiliar quem tem algum problema na coluna, ou na articulação na região do joelho”, concluiu a professora.
Fonte: FDT
Foto: Divulgação