AMAZONAS CULTURA Interior JUSTIÇA

Em Boca do Acre, Defensoria do Amazonas inclui a etnia nos registros civis de uma família inteira do povo Jamamadi

DPE-AM realizou cerca de 140 atendimentos jurídicos gratuitos durante mutirão no município, além de atendimentos prisionais e inspeção carcerária

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou cerca de 140 atendimentos jurídicos gratuitos durante mutirão em Boca do Acre entre segunda-feira (24) e sexta-feira (28). A equipe da DPE-AM também realizou atendimentos prisionais e inspeção na delegacia do município, além de realizar uma visita ao Fórum da cidade. 

No mutirão, as principais demandas atendidas foram nas áreas de Família, como ações de divórcio e alimentos, e Registros Públicos, como a inclusão de etnia indígena como sobrenome e correção de erros no registro de nascimento.

Uma família inteira de indígenas do povo Jamamadi foi atendida no mutirão, com a inclusão da etnia no registro civil e correção de informações.

“Da minha família, nove pessoas foram atendidas para resolver problema com certidão e colocar nosso nome. Foi bom. Nos atenderam bem”, disse o patriarca Joaquim Freire Jamamadi.

“Foi muito gratificante poder ajudar essa família a garantir o direito de terem sua identidade indígena reconhecida nos registros de nascimento”, disse a defensora Fernanda Carvalho, que coordenou a ação no município.

“O nome não é apenas um dado formal, ele carrega a história, a cultura e a ancestralidade de cada pessoa. A Defensoria Pública tem esse compromisso de fazer ecoar a voz e assegurar direitos a quem muitas vezes enfrenta barreiras para ser reconhecido. Ver a felicidade deles ao saber que esse direito seria garantido foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes do atendimento”, acrescentou a defensora.

Sobre a DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disso, a Defensoria Pública promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.

Texto: Luciano Falbo

Fotos: Divulgação/DPE-AM

Postagens relacionadas

Seleção Brasileira feminina de futebol chega a Manaus para disputa de torneio internacional na Arena da Amazônia

amazonaspix@gmail.com

Prefeito de Manaus apresenta balanço da gestão com avanços históricos

Paulo Apurina

Procurador-geral do MPAM recebe o Título de Cidadão de Codajás

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights