AMAZONAS JUSTIÇA

Em Manacapuru, Defensoria lança projeto direcionado à conciliação de conflitos familiares 

O “Defensoria Apoiadora”, realizado pelo Polo Rio Negro-Solimões, visa melhorar eficiência das negociações em matéria de Família 

O Polo Rio Negro-Solimões da Defensoria Pública do Estado do Amazonas lançou o projeto “Defensoria Apoiadora”, neste mês, em Manacapuru, para implementar melhorias nas abordagens de diálogo e conciliação de conflitos familiares, adicionando o apoio psicossocial.  

Para a defensora pública Gabriela Gonçalves, que atua no Polo, o projeto busca promover a negociação de forma apoiada, com a presença de psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais. 

“O projeto foi pensado considerando que conflitos familiares são uma realidade social, independentemente de qualquer contexto específico. No entanto, para a população que utiliza o serviço da Defensoria Pública, hipossuficiente economicamente, a solução de conflitos familiares é um desafio ainda mais complicado de ser superado”, relatou. 

O “Defensoria Apoiadora” será executado no âmbito do atendimento dos órgãos de atuação com atribuição na matéria de família do Polo, com o objetivo de reduzir o tempo médio para a resolução de conflitos familiares, aumentar a satisfação das partes envolvidas, reduzir o número de casos que necessitam de julgamento e fortalecer o relacionamento entre os membros da família após a resolução dos conflitos. 

Capacitação 

A execução do projeto iniciou nos dias 12 e 13, a partir da capacitação dos membros e servidores do Polo com palestras fornecidas pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam), com os defensores públicos Helom Nunes e Petra Sofia e as assistentes sociais Samanta Crolman e Taciana Costa. O debate tratou sobre guarda compartilhada e o direito da criança de ampla convivência familiar. 

“Essa foi uma capacitação interdisciplinar que buscou preparar os integrantes da nossa Defensoria Pública em Manacapuru para desenvolver o projeto ‘Defensoria Apoiadora’”, disse o defensor Helom Nunes, diretor da Esudpam. 

Na capacitação, a assistente social Samanta Crolman destacou a importância do atendimento multidisciplinar, que envolve o campo do Direito, Psicologia e Serviço Social, devido ao cuidado em observar questões que ultrapassam o lado jurídico, podendo encontrar alguma violação de direitos. 

“Eu vejo como algo muito positivo esse trabalho multidisciplinar que a Defensoria vem realizando, porque ele agrega uma qualidade para o atendimento ao assistido, por conta da complexidade da dinâmica da vida. O olhar de vários profissionais entrega um atendimento bem completo e de bastante qualidade, por exemplo, proporciona o divórcio, que é o que a pessoa procura, mas também pode promover os encaminhamentos necessários. A pessoa sai com um atendimento que extrapolou o jurídico e isso faz diferença na vida das pessoas”, afirmou. 

A defensora pública Petra Sofia, que atua na 4ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Família e conduziu o treinamento, explicou que a palestra abordou desde onde se iniciou a ideia de coparentalidade, os conceitos de guarda unilateral e compartilhada até os benefícios para as crianças e famílias que praticam a guarda física compartilhada ou dupla residência. 

“Toda essa abordagem dos aspectos psicológicos e sociais que envolvem a guarda compartilhada é de extrema relevância que seja tratado com a equipe da Defensoria Pública para que se realize um atendimento psicossocial diferenciado e humanizado, que atente às reais necessidades da criança pós divórcio, para que acolha a família que está passando por essa transformação”, afirmou. 

Além da capacitação da equipe, estão definidas outras atividades para a execução do projeto, como: triagem e avaliação inicial, mediação com apoio psicossocial, acompanhamento e avaliação de resultados, e conscientização.  

Texto: Isabella Lima  

Foto: Divulgação

#dpeam #amazonas

Postagens relacionadas

Wilson Lima visita empresas na China com operação no PIM e destaca credibilidade do Amazonas para atrair novos investimentos

Jamil Maciel

Ação solidária: TCE-AM realiza doação de 75 kits escolares ao abrigo O Coração do Pai

Vilhena

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante o feriado prolongado

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights