OPORTUNIDADE

Fapeam está com inscrições abertas para Chamada internacional de mobilidade acadêmica em universidades italianas

A Chamada visa apoiar a cooperação científica, tecnológica e de inovação a estudantes de doutorado. As inscrições encerram na próxima segunda-feira (11/03)

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (11/03), às 17h (horário de Manaus), para a Chamada Mobilidade Confap Itália – MCI 2023, realizada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Rede das Universidades Italianas, com a finalidade de estimular a cooperação científica entre os países Itália e Brasil.

Com um investimento de US$ 78.000 (setenta e oito mil dólares estadunidenses), oriundos do orçamento da Fapeam, para despesas de bolsas, a Chamada visa apoiar a cooperação científica, tecnológica e de inovação a estudantes de doutorado, vinculados a uma instituição de pesquisa ou ensino localizada no Amazonas, para realização de doutorado sanduíche em universidades italianas.

A Rede italiana inclui, atualmente, 18 universidades e um centro de pesquisa em colaboração com o Confap. O edital estima apoiar até cinco propostas. O projeto de mobilidade do doutorado sanduíche terá duração mínima de dois meses e máxima de doze meses. O início previsto para a mobilidade dos pesquisadores é a partir de setembro de 2024.

Saiba mais sobre a Chamada em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-mobilidade-confap-italia/

Submissão de propostas

As propostas devem ser apresentadas em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Confap (https://sistema.confap.org.br) e Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em: www.fapeam.am.gov.br

Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados na plataforma SigFapeam. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fundação.

Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam, como detalhado na chamada. A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no mês de maio de 2024.

Dúvidas

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo da Diretrizes Específicas da Fapeam podem ser obtidas encaminhando mensagem eletrônica para o endereço: internacionalizacao@fapeam.am.gov.br

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

V Encontro de Pesquisa em Comunicação da Amazônia traz pesquisadora da Fiocruz Kátia Lerner à Belém; inscrições são gratuitas

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus abre inscrições para a última turma do curso de C-Level

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus alerta usuários do Bolsa Família para atualização do Cadastro Único

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights