BRASIL JUSTIÇA POLÍCIA POLÍTICA

Maioria dos Deputados Federais e Senadores acreditam que o Supremo Tribunal Federal “extrapola atribuições”

Oito de cada dez deputados criticam intromissão do STF

Levantamento do Ranking dos Políticos divulgado nesta segunda-feira (31/03), mostra que a avaliação positiva da atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) caiu entre os deputados.

Foi de 33,3% em fevereiro de 2024, para 20,7% em março de 2025. Enquanto a avaliação negativa se manteve em alta e subiu um ponto percentual (54,9% para 55,9%).

Veja abaixo:

Já a percepção dos senadores foi oposta, pois a avaliação positiva do STF subiu na Casa Revisora.

Foi de 33,3% em fevereiro de 2024 para 42,3% em março de 2025. A percepção negativa no Senado sobre os ministros do STF caiu 4,4%, de 42,9% para 38,5%.

Veja abaixo:

O levantamento mostrou ainda que oito em cada 10 parlamentares acreditam que a Suprema Corte está invadindo as competências do Poder Legislativo.

Na Câmara, 48,6% dos deputados acreditam que o Supremo invade as competências do Congresso usualmente; e 31,6% afirmaram que a invasão ocorre ocasionalmente.

Veja:

Entre os senadores, essa percepção é de 42,3% usualmente, e 34,6%, ocasionalmente.

Veja abaixo:

Para Luan Sperandio, diretor de operações da instituição, a pesquisa é reflexo de episódios que ocorreram ao longo do ano passado e desse ano.

“De lá para cá tivemos alguns conflitos entre esses dois Poderes, como por exemplo, embates em relação a dois temas que se tornaram Ações Diretas de Inconstitucionalidade, que foram: a MP da reoneração da folha, que foi relatada pelo ministro Cristiano Zanin; e, mais recentemente, a maior transparência nas emendas parlamentares, que foi relatada pelo ministro Flávio Dino. Além disso, desde 2023 o Supremo tem conduzido o julgamento dos atos de 8 de janeiro, o que inclui o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro”, destacou Sperandio.

Metodologia

Para conduzir a pesquisa, foi empregado um questionário estruturado, distribuído entre 111 deputados federais de 18 diferentes partidos e 26 senadores de 11 partidos, respeitando o critério da proporcionalidade partidária.

A coleta de dados ocorreu entre os dias 19 e 20 de março, sendo entrevistados exclusivamente os próprios parlamentares pessoalmente ou por contato telefônico por entrevistadores treinados pela equipe do Ranking dos Políticos.

Via Diário do Poder

Saiba mais:

Golpismo do 8/1 pede reforma nas Forças Armadas, avaliam especialistas. “Militares da segurança do Palácio do Planalto ja no governo Lula foram omissos”

Golpe de 1964: manutenção de tutela militar permitiu golpismo do 8 de Janeiro. Faltou apoio internacional

Clube Militar defende instituições “acima de interesses, partidos e ideologias” ao lembrar Golpe de 1964

JOÃO GOULART: MEMÓRIA, ESQUECIMENTO E SILÊNCIO

Crime de Golpe de Estado “NÃO CABE” Acordo de Não Persecussão Penal. Todos os ‘ACORDOS’ do 8 de Janeiro são ‘NULOS’ e processos tem que tramitar na 1ª instancia da Justiça Federal E NÃO no STF conforme determina a CF/1988


Bolsonaro lidera as pesquisas para presidente em 2026

Bolsonaro diz que vai registrar candidatura no TSE e pede: “Me compara com o Lula não”

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8/1 com câncer. Segundo a Globo News recuos do STF tentam minimizar os efeitos negativos junto a opinião pública

Imagem da Semana

Buscando melhorar imagem STF recua e no mesmo dia liberta cabeleireira, inocenta Bolsonaro, se livra de mineração em terras indígenas e diz que penas serão revisadas

O processo de Bolsonaro no STF é politico ou jurídico?

“Forum competente para julgar Bolsonaro é a 1ª instancia da Justiça Federal”, define Constituição da República de 1988

A ‘NULIDADE ABSOLUTA’ do STF no processo contra Bolsonaro

Postagens relacionadas

Laboratório Móvel do TCE-AM inspeciona empresas de pavimentação em contrato milionário da Prefeitura de Manaus

Paulo Apurina

Morre Sargento Aparecido pioneiro da Polícia do Exército no Amazonas

Paulo Apurina

Defesa e proteção das mulheres do Amazonas estão na pauta das leis sancionadas, de autoria de Roberto Cidade

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights