MANAUS

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em maio para recadastramento anual 

Manaus Previdência convoca aposentados e pensionistas da prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM), nascidos no mês de maio, para realizar o recadastramento e a prova de vida deste ano, conforme a Lei nº 870/2005, que estabelece o processo, a ser feito anualmente, no mês de aniversário do beneficiário.

O recadastramento é simples e se faz necessário para manter os dados atualizados, além de provar que o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo os proventos. A sua não realização, dentro do prazo, acarreta na suspensão legal do benefício previdenciário.

“O recadastramento de aposentados e pensionistas é lei e a Prefeitura de Manaus, por meio da Manausprev, cumpre o ato, também como forma de evitar fraudes e manter a transparência da autarquia. Em janeiro, iniciou este novo ciclo de recadastramento, e o grupo de beneficiários que faz aniversário no mês vigente precisa se recadastrar. Agora é a vez dos nascidos em maio, no entanto, quem nasceu em abril ainda pode e deve recadastrar para não entrar na lista de risco de perda do benefício”, explica a diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon.

Risco

De janeiro a abril, 263 beneficiários ainda não se recadastraram, ou seja, 208 aposentados e 55 pensionistas. Do total, 22 já estão com o pagamento suspenso e 43 estão sob risco de ter os proventos interrompidos

Como fazer o recadastro

Para se recadastrar, é preciso agendar o atendimento pelo call center da Manaus Previdência no (92) 3186-8000 ou WhatsApp (92) 98423-0900, das 8h às 14h.

O serviço de recadastramento é realizado presencialmente na sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul, e seguirá o calendário de aniversário do beneficiário.  

Documentação necessária

Para se recadastrar, é necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço com o CEP.

Se o recadastro for por meio de procuração, precisa apresentar o documento atualizado, com validade de seis meses, além de RG e CPF, documentos do representado e comprovante de endereço com o CEP.

Impossibilidade

No caso da impossibilidade de comparecimento do aposentado ou pensionista na sede da Manaus Previdência, é possível realizar o recadastro, por meio de um representante nomeado procurador.

No caso de pessoas tuteladas, curateladas ou menores de idade, o recadastramento é feito somente pelo tutor, curador ou guardião e há ainda a opção de agendar uma visita domiciliar desde que comprovada a impossibilidade de locomoção.

O prazo para a realização do recadastramento de quem estiver internado em unidade hospitalar poderá ser postergado por até 30 dias, a contar da data da respectiva alta, desde que apresentada, durante o mês de aniversário do segurado, declaração ou atestado médico comprovando a internação.

Não residente em Manaus

O recadastramento do aposentado ou pensionista não residente no município de Manaus, mas ainda no território brasileiro, poderá ser realizado por correspondência enviada à Manaus Previdência (avenida Constantino Nery, 2.480, bairro Chapada, CEP-69.050-001), com a documentação exigida, acrescida dos atestados de vida e residência, devidamente autenticados em cartório.

É necessário, ainda, que se preencha o formulário “recadastramento anual” com reconhecimento de firma/assinatura em cartório, modelo disponível no site https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/recadastramento/  e anexar os documentos pessoais, como a cópia autenticada do RG, do CPF e comprovante de residência.

Os residentes fora do território nacional deverão enviar, via correspondência, a documentação exigida, acrescida das declarações de vida e residência emitidas por órgão de representação e/ou consular do Brasil, atestando ser residente naquele país.

— — —

Texto – Renata Félix / Manaus Previdência

Fotos – João Viana / Semcom

#manausprev #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus atende sete ocorrências de chuva na manhã deste sábado, 23/3

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus realiza o 1º Workshop de Avaliação do Programa Orçamento na Escola

Jamil Maciel

Técnicos da Prefeitura de Manaus participam de oficina sobre intervenções no Centro Histórico de Manaus

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights