EDUCAÇÃO

Prefeitura realiza oficina voltada aos professores da 6ª e 7ª etapa da EJA

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite de terça-feira, 15/4, a oficina “Matemática na EJA: Trabalhando as habilidades críticas de matemática na 6ª e 7ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”. A ação aconteceu no auditório do Centro Educacional Municipal de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Benchimol, localizado no bairro São José, zona Leste.

A ação foi realizada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) e pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), da Semed. De acordo com a gerente da Geja, Alina Bindá, a atividade foi pensada para subsidiar o trabalho dos professores de matemática que atuam no 1º e 2º segmento da EJA e, com isso, garantir uma aprendizagem de sucesso aos estudantes.

“A oficina de matemática tem o objetivo de transformar o erro em aprendizagem no ensino da matemática frente aos professores e estudantes da EJA. E consideramos de extrema relevância essa ação, pois oferece aos professores de matemática, além da análise das dúvidas dos estudantes, a disponibilização de apostilas para subsidiá-los em suas atividades de sala de aula, garantindo assim a aprendizagem de sucesso para os 1º e 2º segmentos da EJA”, disse Alina.

Durante a ação, foram trabalhadas oito habilidades críticas de matemática da 6ª e 7ª etapa da EJA, que fizeram parte das avaliações em 2023.
Segundo o professor Bruno Thayguara, idealizador e responsável pela oficina, a atividade tem a finalidade também de promover a melhoria do ensino da matemática do ensino de jovens e adultos, na 6ª e 7 ª etapa, em virtude das especificidades que essa modalidade de ensino tem.

“A proposta é trabalhar esses conteúdos e essas habilidades em duas etapas de oficinas, no 1º e 2º semestre de 2024. Agora, no 1º semestre, a 6ª etapa e, no segundo, a 7ª etapa. E o que a Semed quer com isso é a melhoria do ensino da EJA nessas etapas, porque essa modalidade de ensino precisa ter um olhar diferenciado e estratégias pedagógicas para aprimorar e melhorar seu ensino”, frisou o professor Bruno.

A ação contou com aproximadamente 60 professores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, Leste 1 e Leste 2, da Semed. Um dos educadores participantes foi César Costa, professor de matemática da 5ª e 6ª etapa da EJA, na escola municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. Para o professor, o momento foi importante para enriquecer e melhorar o trabalho dos professores da EJA.

“Trocar experiências, analisar onde podemos melhorar, ir à base dos problemas é sempre importante para nosso crescimento enquanto profissional. E, neste caso, quem mais ganha é os nossos alunos, na verdade, porque daí podemos enxergar onde é preciso fazer mudanças, onde precisamos trabalhar, para que haja uma maior evolução deles. Então essa ação está de parabéns, porque é muito válida”, afirmou César.

Fonte: Semed

Foto: Ulisson santos

Postagens relacionadas

Secretários de unidades de ensino da Semed participam do encontro ‘Lesc’

Jamil Maciel

David Almeida reinaugura Cmae Nelson Neto e destaca investimentos na educação municipal

Jamil Maciel

MEC lança painel para monitorar implementação do novo ensino médio

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights