MANAUS

Prefeitura vai usar dados do Censo 2022 para auxiliar na definição de políticas públicas

A Prefeitura de Manaus recebeu os resultados do “Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários preliminares – População e Domicílios”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que foram divulgados nesta quinta-feira, 21/3.

Com dados desde total de pessoas e domicílios investigados, as informações foram entregues durante reunião com a diretoria e equipe técnica do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para que a prefeitura, via Implurb, possa usar em análises, no seu banco de dados e na produção de políticas públicas urbanas mais assertivas, com conteúdo atualizado, conforme o Censo 2022.

Segundo os dados apresentados, Manaus tem 738.012 domicílios; 3.210 Setores Censitários; um distrito e nove Subdistritos. O IBGE divulgou também a Malha de Setores Censitários preliminares, que contém os arquivos, em formato digital, dos setores censitários que representam o território brasileiro.

“Estamos apresentando um resultado do Censo 2022, a Malha de Setores para todos os municípios do Amazonas. E, no caso de Manaus, especificamente, nós temos tanto os setores urbanos quanto os rurais. Os dados trazem informações importantes, como a população, o número de domicílios particulares, domicílios ocupados, a média de moradores, a área daquele setor. À medida que nós estamos entregando para o Implurb esse material, ele pode gerar outros diversos sobre população em bairros, áreas de risco, moradores em margens de igarapé, população margeando avenidas, vias”, explicou o supervisor de Disseminação de Informações do IBGE, Adjalma Nogueira.

“Conseguimos visualizar a importância dos dados fornecidos para ter uma prévia referente aos bairros de Manaus, que oficialmente são 63 atualmente. A grande importância disso é fazer um comparativo exatamente com o Censo anterior, para ver quais zonas que mais cresceram, quais que perderam população, onde teve migração de pessoas no próprio território”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Entre as informações que serão analisadas estão as referentes ao centro da cidade, principalmente, porque há o programa “Nosso Centro”, da prefeitura, em execução, e uma das diretrizes do trabalho é promover a habitação na área central, a volta de moradores à área.

“Os dados vão nos fornecer essas informações, que serão muito valiosas, inclusive para a formatação e adoção de medidas e planos futuros para a cidade de Manaus. Algo importante também a ser frisado é que agora temos os dados da parte rural. O Censo anterior só era fixado na área urbana e sabemos que a cidade está em crescimento ainda, não só populacional, mas também em termos de área, e é importante ter os dados. Nosso município é enorme”, comentou o arquiteto.

Para Pedro Paulo, as informações do Censo 2022 vão auxiliar a prefeitura a tomar medidas mais assertivas para o planejamento urbano, com o mapeamento, gerenciamento de dados e conseguir visualizar o território, estudando e criando melhores diretrizes urbanísticas.

Setores
Os Setores Censitários são as unidades territoriais de coleta do Censo Demográfico. Com a divulgação preliminar, os resultados estarão disponíveis para os recortes político-administrativos de Distritos e Subdistritos, além de permitir explorações com maior detalhamento espacial. Nos próximos meses, o IBGE prosseguirá com os processos de apuração de resultados e de aperfeiçoamento da malha de Setores Censitários, para que os agregados por Setores Censitários definitivos sejam divulgados.

Fonte: Implurb

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Presidente do TCE-AM palestrará em Seminário de Direito Público, promovido pela PGE

Vilhena

Prefeitura de Manaus divulga edital do concurso público da Semsa na próxima segunda-feira

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus oferta vacinação contra Covid-19 em 74 unidades de saúde nesta semana

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights