AMAZONAS

Procurador-geral do MPAM prestigia posse do desembargador João Simões na presidência do TRE-AM

Em entrevista à imprensa, o presidente do TRE, desembargador João Simões, afirmou que combaterá as notícias falsas com severidade

O procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, prestigiou, na manhã desta segunda-feira (13/05), a posse dos novos presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), os quais vão conduzir as eleições municipais deste ano, em mandato tampão. A solenidade de posse aconteceu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul. 

O desembargador João de Jesus Abdala Simões toma posse como presidente em substituição ao desembargador Jorge Manoel Lopes Lins. Já o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil assume a vice-presidência e a corregedoria eleitoral no lugar da desembargadora Carla Maria Santos dos Reis.

Presente na solenidade, o procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, parabenizou os novos dirigentes da Corte Eleitoral e afirmou que o MPAM contribuirá da melhor maneira possível, assim como em anos anteriores, no processo eleitoral, para que a Eleição de 2024 seja uma das melhores do últimos anos. “O MPAM, por meio das promotorias, trabalhará dentro de suas competências para que o processo eleitoral seja o reflexo máximo da festa da democracia”, comentou.

O mandato temporário da dupla, ambos eleitos por aclamação em eleição extraordinária em fevereiro deste ano, obedeceu a uma resolução do próprio TRE-AM, que estabeleceu, em decisão colegiada, uma nova data para a posse dos dirigentes da Corte, para que o período de gestão coincidisse com o exercício financeiro e com o ano civil. Em razão da mudança, as eleições dos novos dirigentes passarão a ocorrer no mês de setembro de cada ano. 

Esta é a segunda vez que Simões vai comandar o TRE, cargo que já havia exercido no biênio 2018/2020.

À imprensa, o presidente do TRE, desembargador João Simões, afirmou que, em sua gestão, atacará as notícias falsas com severidade e que servidores do TRE trabalharão com afinco para que cada denúncia seja imediatamente apurada. “Este ano, a vazante será mais severa. Nós já estamos nos preparando para superar esse obstáculo”, acrescentou.

O governador Wilson Lima, ao parabenizar a posse dos desembargadores, afirmou que a Justica Eleitoral tem um papel importante na manutenção do processo democrático e colocou a estrutura do Estado para contribuir com o processo eleitoral. “Considerando toda a logística para o deslocamento do TRE aos municípios e a forte vazante que se aproxima, coloco toda a estrutura do Estado, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Secretaria de Educação (Seduc), com suas escolas; e o Departamento de Trânsito (Detran), por exemplo, à disposição do TRE, para que as eleições aconteçam da melhor maneira”, disse.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades de todos os poderes estaduais, além do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, e da ex-ministra Eliana Calmon, primeira mulher a ingressar no STJ. 

Texto: Elvis Chaves

Fotos: Ulisses

#mpam #amazonas

Postagens relacionadas

ELEIÇÃO DEFINIDA NA CMM: 22 vereadores declaram voto para Caio André para presidente da Câmara Municipal de Manaus

Paulo Apurina

Suframa e Jucea assinam acordo para compartilhamento de informações e documentos

Paulo Apurina

Handebol da Nilton Lins conquista tetracampeonato amazonense

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights