BRASIL CULTURA JUSTIÇA MEIO AMBIENTE

STF TENTA JULGAR NOVAMENTE O QUE JA JULGOU INCONSTITUCIONAL? Gilmar Mendes prorroga trabalhos de comissão de conciliação sobre Marco Temporal

Com a decisão, as audiências vão prosseguir até 25 de junho deste ano

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou os trabalhos da comissão de conciliação sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Com a decisão, as audiências vão prosseguir até 25 de junho deste ano.

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, o PP e o Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

No ano passado, além de levar o caso para conciliação, Mendes negou pedido de entidades para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco, decisão que desagradou os indígenas.

Em seguida, representantes da Articulação dos Povos Indígenas (Apib) se retiraram da conciliação. A entidade entendeu que os direitos dos indígenas são inegociáveis e não há paridade no debate. Os representantes da Câmara dos Deputados, do Senado e do governo federal continuaram nos debates.

Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Em dezembro de 2022, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco.

Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Via Agência Brasil

Saiba mais:

Gilmar Mendes recebe indígenas do povo Munduruku no STF

Marco temporal: Gilmar Mendes mantém conciliação após saída da Apib

Ministro Gilmar Mendes determina conciliação em ações sobre marco temporal

Postagens relacionadas

MIR Centro-Sul promove conferência com foco na mulher matriarca; evento acontece nos dias 8 e 9 de março

Jamil Maciel

Contas públicas têm déficit de R$ 19 bilhões em fevereiro

Paulo Apurina

Bolsistas começam a receber pagamentos do Pé-de-Meia Licenciaturas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights