BRASIL CULTURA JUSTIÇA MEIO AMBIENTE

STF TENTA JULGAR NOVAMENTE O QUE JA JULGOU INCONSTITUCIONAL? Gilmar Mendes prorroga trabalhos de comissão de conciliação sobre Marco Temporal

Com a decisão, as audiências vão prosseguir até 25 de junho deste ano

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou os trabalhos da comissão de conciliação sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Com a decisão, as audiências vão prosseguir até 25 de junho deste ano.

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, o PP e o Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

No ano passado, além de levar o caso para conciliação, Mendes negou pedido de entidades para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco, decisão que desagradou os indígenas.

Em seguida, representantes da Articulação dos Povos Indígenas (Apib) se retiraram da conciliação. A entidade entendeu que os direitos dos indígenas são inegociáveis e não há paridade no debate. Os representantes da Câmara dos Deputados, do Senado e do governo federal continuaram nos debates.

Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Em dezembro de 2022, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco.

Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Via Agência Brasil

Saiba mais:

Gilmar Mendes recebe indígenas do povo Munduruku no STF

Marco temporal: Gilmar Mendes mantém conciliação após saída da Apib

Ministro Gilmar Mendes determina conciliação em ações sobre marco temporal

Postagens relacionadas

Governo Federal conclui pagamento da parcela de junho do Auxílio Brasil

Paulo Apurina

MPAC condecora procurador-geral de Justiça do Amazonas com a maior comenda do órgão no Estado, a Medalha do Mérito Grão-Colar

Paulo Apurina

ESTIAGEM – Manaus recebe visita do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights