BRASIL JUSTIÇA POLÍTICA

STF x Câmara dos Deputados: STF quer decidir se vale decisão da Câmara que o desautoriza

Ministros da Primeira Turma devem avaliar “validade” da resolução

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao ministro Cristiano Zanin a Resolução da Câmara dos Deputados que suspendeu ação contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no âmbito dos casos de suposta “tentativa de golpe”.

Em sua decisão, a Câmara exerceu suas prerrogativas constitucionais de suspender investigações contra parlamentares por violação da imunidade parlamentar prevista no artigo 53 da Constituição Federal. Esse artigo assegura aos deputados e senadores a inviolabilidade por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

A decisão da Câmara foi tomada após a Procuradoria Parlamentar da Casa emitir parecer contrário à instauração do inquérito, argumentando que a abertura do procedimento constituiria uma violação direta à imunidade parlamentar e poderia ser interpretada como tentativa de intimidação política.

Também ignorando os princípios da  independência e autodeterminação dos Poderes, o STF sinaliza que irá desautorizar mais essa decisão do Poder Legislativo. Com isso, caberá ao ministro Zanin, em decisão monocrática, decidir sobre  a “legalidade” da Resolução da Câmara dos Deputado aprovada por 314 votos a 143, número bem maior que o mínimo exigido.

Via Diário do Poder

Postagens relacionadas

Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho

Paulo Apurina

A quatro dias da eleição, Roberto Cidade  comemora aniversário com mais de 15 mil apoiadores na ‘micareta44’

Paulo Apurina

Para Pacheco, valor de fundo eleitoral abre debate sobre mudanças

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights