BRASIL JUSTIÇA POLÍTICA

STF x Câmara dos Deputados: STF quer decidir se vale decisão da Câmara que o desautoriza


Ministros da Primeira Turma devem avaliar “validade” da resolução

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao ministro Cristiano Zanin a Resolução da Câmara dos Deputados que suspendeu ação contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no âmbito dos casos de suposta “tentativa de golpe”.

Em sua decisão, a Câmara exerceu suas prerrogativas constitucionais de suspender investigações contra parlamentares por violação da imunidade parlamentar prevista no artigo 53 da Constituição Federal. Esse artigo assegura aos deputados e senadores a inviolabilidade por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

A decisão da Câmara foi tomada após a Procuradoria Parlamentar da Casa emitir parecer contrário à instauração do inquérito, argumentando que a abertura do procedimento constituiria uma violação direta à imunidade parlamentar e poderia ser interpretada como tentativa de intimidação política.

Também ignorando os princípios da  independência e autodeterminação dos Poderes, o STF sinaliza que irá desautorizar mais essa decisão do Poder Legislativo. Com isso, caberá ao ministro Zanin, em decisão monocrática, decidir sobre  a “legalidade” da Resolução da Câmara dos Deputado aprovada por 314 votos a 143, número bem maior que o mínimo exigido.

Via Diário do Poder


Postagens relacionadas

OPINIÃO Coluna “NoToco”: Ataques de Senadores contra Plínio Valério aumentaram popularidade do Senador no Amazonas; veja vídeo

Paulo Apurina

Roberto Cidade reforça compromisso da Aleam com setor primário durante reunião de planejamento no Sistema Sepror

Jamil Maciel

Defensoria Pública do Amazonas realiza reunião com líderes rurais para discutir segurança fundiária e o projeto ‘Cinturão Verde’

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights