AMAZONAS JUSTIÇA

TCE-AM participa de WeGov para troca de experiências sobre inovações para comunicação institucional

Para aperfeiçoar a comunicação institucional interna e externa, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participa, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), da 11ª edição do ‘Redes WeGov’, em Florianópolis (SC), que traz como proposta discussões sobre a importância de promover melhoria do relacionamento e prestação de serviços ao cidadão, para proporcionar maior transparência à administração pública.

“Queremos aprimorar a prestação dos serviços do TCE-AM à sociedade, primando, sobretudo, pela transparência em nossas atividades e incentivando, ainda mais, a divulgação de informações sobre a Corte de Contas e a aproximação do cidadão ao Tribunal”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O diretor de Comunicação do TCE-AM, jornalista Elvis Chaves, participa do evento apresentando os avanços da comunicação institucional da Corte de Contas e buscando tecnologias e expertises de outros órgãos públicos do Brasil, sobretudo nas redes sociais, para aprimorar as ações no TCE.

“A ideia de participar foi justamente para aperfeiçoar o que já fazemos no TCE-AM. Hoje estamos em praticamente todas as redes sociais e streamings, mas estando aqui, podemos aperfeiçoar e ampliar o alcance e o retorno com a sociedade. Essas ferramentas aproximam o TCE da sociedade, quebra um pouco a ideia de que o Tribunal é um órgão sisudo, e mostra que somos um órgão moderno, próximo e acessível por vários canais de comunicação ”, destacou o diretor de Comunicação do TCE-AM, Elvis Chaves.

O evento é considerado um dos mais importantes voltados à comunicação pública no país. Nele participam integrantes dos Tribunais de Contas da União e Estados, Ministérios Públicos estaduais, Tribunais de Justiça, Senado, Câmara dos Deputados, entre outros.

Troca de experiências

Além de participar das ações propostas pelo ‘WeGov’, o diretor de Comunicação do TCE-AM participou de uma reunião com técnicos da Agência de Comunicação do TCE de Santa Catarina, onde foram trocadas informações e experiências, além das inovações nas mídias digitais de ambos os órgãos.

A oportunidade de estar com gestores de diferentes órgãos públicos do país serviu para compreender as inovações de outras instituições e compartilhar as atividades realizadas na Corte de Contas amazonense.

Nos últimos anos, a Comunicação do TCE-AM avançou e ocupou espaço nas principais redes e mídias digitais. Com números de alcance expressivos, o Tribunal conta com perfis ativos no Facebook (/tceam), Instagram (@tceamazonas), e Twitter (/tceam). Também é feito o compartilhamento de fotos por meio do Flickr (TCE Amazonas), e a publicação de vídeos e transmissões ao vivo no YouTube (TCE Amazonas).

Além das inovações digitais, a infraestrutura da comunicação do TCE-AM foi inteiramente modificada com a reformulação do espaço físico e inauguração de um estúdio de rádio – com programação semanal ao vivo -, um estúdio de TV no qual são gravados programas, vinhetas e demais conteúdos audiovisuais, bem como toda infraestrutura física e de softwares para gravação e edição de conteúdo.

Outro inovação implementada recentemente foi a criação de podcasts, disponíveis nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, e Anchor), e a Rádio Web do TCE-AM, com programação informativa e musical 24h por dia.

Programação diversificada

Durante os dois dias de evento serão realizadas palestras com importantes figuras de órgãos públicos e de setores comunicacionais do país. Palestrará a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; a professora de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) em Mídia, Informação e Cultura, Issaaf Karhawi; a Diretora de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira; a coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, Jéssika Moreira, e o juiz Federal do TRF-5, Marco Bruno.Além das palestras, o evento contará com uma ‘Feira de Cases do Setor Público’, onde as instituições de diferentes poderes poderão apresentar casos inovadores de comunicação desenvolvidos.

Postagens relacionadas

Famílias com renda de até R$ 275 são maioria no perfil fundiário da prefeitura de Manaus

Paulo Apurina

Ricardo Nicolau lança pré-candidatura a governador e plano de desenvolvimento do Amazonas: ‘Quero fazer diferente’

Paulo Apurina

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza cerimônia de entrega do III Prêmio Nestor Nascimento

Luan Brito