AMAZONAS JUSTIÇA

TJAM lança podcast “Papo Legal” com debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

No primeiro episódio, especialistas analisam a LGPD e alertam sobre os riscos e as formas de prevenção contra fraudes online

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou o podcast “Papo Legal”, um projeto que visa a ampliar o acesso à informação jurídica e fomentar discussões sobre temas relevantes para a sociedade. O primeiro episódio, lançado no dia 18 de março, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reunindo especialistas para um debate sobre a importância da legislação, seus desafios e impactos na administração pública e no setor privado.

Participam do episódio inaugural o juiz Igor Campagnoli, presidente da Rede Amazonense de Proteção de Dados; Aldo Evangelista, gestor de Proteção de Dados da OAB/AM; e Emerson Silva, encarregado da LGPD da Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam), com apresentação da jornalista Amanda Bulcão, que integra a equipe da Assessoria de Comunicação Social do TJAM.

Os convidados compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a implementação da LGPD, destacando a necessidade de adequação das instituições às normativas vigentes e os desafios enfrentados na garantia da segurança da informação.

O juiz Igor Campagnolli afirmou a importância da iniciativa. “O Judiciário presta um serviço primordial e é fundamental que a sociedade entenda seus direitos e como a Justiça atua, assim, aproximando o Tribunal cada vez mais do jurisdicionado”, destacou o juiz Igor.

A discussão também abordou boas práticas para a proteção de dados, o papel do Poder Judiciário na fiscalização do cumprimento da lei e a conscientização da população acerca dos seus direitos. ‘’A OAB/AM também é fundamental nesse papel de explicar e alertar a população sobre as fraudes nesse âmbito digital. É quase um trabalho educativo mesmo. São novas tecnologias, muitas informações, então ajudamos a esclarecer isso’’, explicou o advogado Aldo Evangelista.

O encarregado da LGPD da Prodam, Emerson Silva, complementou: “Saber o que são esses dados e como guardá-los é o primeiro passo. Não deixar para livre acesso o RG, CPF, endereço, até o tipo sanguíneo, e sempre questionar onde esses dados serão utilizados”.

Para a diretora da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amazonas, jornalista Acyane do Valle, o podcast, além de cumprir uma função educativa, reforça o compromisso da instituição com a transparência e a disseminação de conteúdos jurídicos de interesse público. “O ‘Papo Legal’ chega com uma proposta renovada, trazendo informações sobre temas que impactam diretamente a vida da população. A cada episódio, teremos especialistas de diferentes áreas para discutir uma temática. Este ano começamos com a LGPD, e os convidados conversam sobre situações do dia a dia, como o cidadão pode proteger seus dados, com dicas práticas e simples e nós precisamos ter essas informações, porque a tecnologia da Informação não para no tempo. Vale à pena acompanhar”, avalia.

O episódio de estreia já está disponível no canal do TJAM no YouTube e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. Para mais informações e atualizações, os interessados podem acompanhar os canais oficiais do Tribunal de Justiça do Amazonas.

A gravação ocorreu no Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, localizado na Avenida André Araújo, no bairro Aleixo. O podcast “Papo Legal” terá periodicidade mensal e contará com a participação de magistrados, servidores e especialistas para debater temas jurídicos relevantes.

#PraTodosVerem: A foto principal que ilustra a matéria mostra quatro pessoas sentadas em volta de mesa retangular com microfones. Ao lado esquerdo, o juiz Igor Campagnoli e Emerson Silva. Ao lado direito, o advogado Aldo Evangelista, e a jornalista Amanda Bulcão. Ao fundo, painel de madeira com uma tv com a logo do podcast ‘’Papo Legal’’.

Texto: Amanda Bulcão

Fotos: Iron Farias

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus prepara novo diagnóstico da infestação do Aedes aegypti

Jamil Maciel

Wilson Lima reúne comitê de enfrentamento à Covid-19 para tratar da variante ômicron

amazonaspix@gmail.com

PL de Roberto Cidade incentiva geração de emprego, renda e qualificação profissional para jovens de 15 a 29 anos

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights