Ex-ministro de Lula, José Dirceu disse em evento que Tarcísio de Freitas é o candidato das elites para eleições presidenciais de 2026
São Paulo — Ex-ministro de Lula, José Dirceu (PT) disse que as elites já escolheram o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o candidato na disputa presidencial de 2026 ao invés de Jair Bolsonaro (PL).
“Bolsonaro vai responder pelos crimes que cometeu. A direita não o quer como candidato. Não o quer como candidato e vai ameaçá-lo com a prisão sem indulto se ele continuar fazendo o que ele está fazendo. O candidato chama-se Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. A elite de São Paulo já o abraçou”, disse Dirceu.
A fala foi feita durante o evento “Ainda Estamos Aqui”, realizado na segunda-feira (31/3) na Pontícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em lembrança aos 61 anos do golpe militar de 1964.
Durante o evento, o ex-ministro disse que Tarcísio representa os interesses da elite porque defende uma agenda de privatizações e que deve passar à iniciativa privada empresas como a Caixa Econômica.
“Governo sitiado”
Dirceu também fez críticas ao momento político vivido pelo campo da esquerda. Segundo ele, a atual gestão Lula é um “governo sitiado”, que depende de alianças com grupos políticos que têm ideais contrários aos interesses da esquerda. “A direita sabe o que quer. Nós precisamos saber o que nós queremos”, disse o ex-ministro e ex-deputado federal.
Também estiveram na PUC-SP outros nomes da esquerda, como os deputados federais Orlando Silva (PC do B) e Ivan Valente (PSol) e a vereadora Luna Zaratini (PT). O cantor Chico César também compareceu.
No ano passado, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acatou, por maioria, pedido da defesa de José Dirceu e extinguiu a pena de corrupção passiva contra o ex-ministro. Com a decisão, a corte extinguiu todas as condenações contra ele no âmbito da Operação Lava Jato.
Saiba mais:
Bolsonaro ‘NÃO SERÁ’ anistiado, garantem ministros do STF
EXCLUSIVO: Para Lula perdão, graça e anistia só serve para ele mesmo
Bolsonaro lidera as pesquisas para presidente em 2026
O processo de Bolsonaro no STF é politico ou jurídico?
A ‘NULIDADE ABSOLUTA’ do STF no processo contra Bolsonaro